Sindjustiça RJ
Filiado à FENAJUD, DIEESE e DIAP
Sindicato dos Servidores
do Poder Judiciário do Rio de Janeiro
destaque home

Sindjustiça-RJ vai às ruas para defender aposentadoria dos serventuários

Na última sexta-feira (22), milhares de pessoas foram às ruas em resposta à Reforma da Previdência apresentada pelo Governo Federal, que retira direitos previdenciários da população e beneficia o mercado financeiro.

O ato foi convocado pelas principais centrais sindicais do país e por frentes que defendem direitos populares. No Rio de Janeiro, a Candelária foi tomada por uma multidão que mostrou o descontentamento do povo fluminense com a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 6/2019.

Além dos serventuários da capital, caravanas de todo o estado se dirigiram para o Rio de Janeiro para participar da mobilização. Os aposentados também estavam presentes refletindo a importância do movimento. Com faixas e cartazes, os participantes relembraram que a Reforma apenas irá aprofundar desigualdades sem resolver nenhuma das reais ameaças à sustentabilidade da Previdência — como a sonegação, o perdão às dívidas de grandes empresas e o desvio dos recursos para outras finalidades.

Muitos manifestantes também focaram na crueldade do projeto com grupos que já são historicamente desfavorecidos, como as mulheres, agricultores familiares e pessoas de baixa renda.

“O Sindjustiça-RJ foi às ruas porque essa proposta destrói todo um sistema de proteção social e do povo brasileiro, e que joga para o assalariado uma conta que é dos empresários e do mercado financeiro. Estamos na luta pela aposentadoria e pelas pensões dos servidores do Judiciário, mas também pelo futuro de toda a classe trabalhadora, que está ameaçado”, explicou o diretor do sindicato Luiz Otávio da Silveira Ferreira.

A categoria se encontrou pouco antes do ato unificado, em frente ao sindicato. Por lá, os serventuários fizeram ações de panfletagem, dialogaram com a população e lembraram a atuação da entidade na articulação da Frente Rio Contra a Reforma da Previdência, grupo que mobiliza a população em defesa da seguridade social desde quando a ameaça ainda era o projeto do Governo Temer.

Fóruns regionais da capital, Japeri, Sapucaia, Teresópolis, funcionários e diretores do sindicato também participaram de atos em Volta Redonda e Campos dos Goytacazes.

Compartilhe a campanha contra a Reforma!

O Sindjustiça-RJ está promovendo a campanha Nova Previdência é Novo Retrocesso, que está sendo compartilhada pela página do sindicato no Facebook (Facebook.com/sindicatoSindjusticaRJ) e no site da entidade (sindjustica.org.br).

As postagens explicam os principais pontos da PEC 6/2019 e de que forma as mudanças irão afetar os servidores públicos, caso sejam aprovadas. Há também encaminhamentos para possíveis soluções muito mais efetivas do que a Reforma, e exemplos de países em que o sistema de capitalização acabou com a qualidade de vida dos idosos.

Compartilhe as publicações e proponha o diálogo com seus colegas e familiares! É com união e força que se barra o retrocesso!

Fonte: Sindjustiça-RJ

Compartilhe
Open chat
1
Receba mais notícias por WhatsApp
X
X