Filiado à FENAJUD, DIEESE e DIAP
Sindicato dos Servidores
do Poder Judiciário do Rio de Janeiro
Notícias Sindicais

TCU MANDA INCA SUSPENDER DEMOLIÇÃO DO IASERJ

Em decisão cautelar de seu pleno do dia 14 de setembro, o Tribunal de Contas da União (TCU), determinou ao Instituto Nacional do Câncer que suspenda qualquer ordem à empresa BBEnge Engenharia e Demolições Ltda. para a demolição das instalações do Hospital Central do Iaserj. Também determinou que o Inca não realize licitação para a contratação de empresa para construir o campus do Inca no local onde funciona o Iaserj.

A decisão cautelar vigorará até que o TCU julgue o mérito da questão. O pedido de nulidade do contrato de cessão do Iaserj ao Inca feito pelo governador Cabral Filho em 2008, foi encaminhado ao TCU pela Associação de Funcionários do Iaserj (Afiaserj). Para a presidente da associação, Mariléa Ormond, esta foi uma vitória importante da luta em defesa do hospital que pertence, de fato, aos servidores.

O TCU considerou que a cessão do terreno da futura obra à União tem caráter precário e o imóvel continua a pertencer ao patrimônio do Estado do Rio de Janeiro. E que não há garantia de que após concluída a obra, o novo prédio não passe a pertencer ao Estado do Rio. Para o TCU a demolição e a construção do campus do Inca é temerária podendo causar prejuízos à União e a terceiros, dos quais poderão resultar sanções cíveis, administrativas e penais. (informações do Sindsprev-RJ)

Compartilhe