Filiado à FENAJUD, DIEESE e DIAP
Sindicato dos Servidores
do Poder Judiciário do Rio de Janeiro
Notícias Sindicais

TRABALHADORES EUROPEUS VÃO ÀS RUAS CONTRA PLANOS DE AUSTERIDADE

Centenas de milhares de europeus saíram às ruas das principais capitais dos países da União Europeia para protestar contra medidas de austeridade aplicadas pelos governos para conter a crise financeira. Cidadãos da Grécia, Bruxelas, Luxemburgo, República Tcheca, Dinamarca e França planejaram grandes manifestações para esta quarta-feira (15).

Os protestos foram convocados pela Confederação Europeia de Sindicatos. Segundo o secretário-geral da confederação, John Monks, a jornada de greve serve para mostrar a insatisfação dos trabalhadores, “que têm a impressão de que são eles que pagam a conta da última crise”.

“Os planos de rigor atingem salários, pensões e benefícios sociais. Estão desmantelando a nossa Europa social”, reclamou o sindicalista. Ele acrescenta que, “enquanto o povo sofre, os bancos embolsam os lucros e transferem suas perdas”, afirmou Monks, segundo a Rádio França Internacional.

Além de protestos e paralisações em toda a Europa, está previsto um ato simbólico em frente à Comissão Europeia de Bruxelas. Os militantes vão formar um cinturão humano simbolizando o arrocho nos orçamentos. Na quinta-feira, chefes de Estado europeus vão discutir soluções para os problemas econômicos atuais da zona euro. (informações da CSP-Conlutas)

Compartilhe