Neste mês de abril há duas campanhas de conscientização de suma importância, tendo como foco o Transtorno do Espectro do Autismo (TEA) e a segurança no trabalho.

Abril Azul
A campanha tem como intuito conscientizar a população sobre a inclusão de pessoas com Transtorno do Espectro do Autismo. Denominado como um transtorno, o autismo afeta o desenvolvimento das habilidades sociais, comunicativas e cognitivas, que têm origem desde o nascimento.
De acordo com a Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS), o distúrbio atinge uma a cada 160 crianças, com maior incidência entre crianças do sexo masculino.
O autismo pode ser identificado ainda nos primeiros anos de vida, embora o diagnóstico de um profissional seja dado apenas entre os 4 e 5 anos de idade. Segundo a Sociedade Brasileira de Pediatria, o TEA é um transtorno de desenvolvimento neurológico, caracterizado pela dificuldade de comunicação e/ou interação social.
Algumas características, como dificuldade de interação social, dificuldade em se comunicar, hipersensibilidade sensorial, desenvolvimento motor atrasado e comportamentos repetitivos ou metódicos podem identificar a presença do TEA.
O autismo funciona em níveis, ou seja, ele pode se manifestar de forma leve até uma forma mais severa. Esse diagnóstico detalhado será dado por um profissional da saúde.
Um tratamento intensivo e individualizado pode levar a pessoa com TEA a ter melhoras significativas, por isso a importância dessa campanha, para alertar sobre a necessidade de uma intervenção precoce e, também, para quebrar o preconceito em torno da causa.
Abril Verde
O Dia Mundial da Segurança e Saúde do Trabalho foi estabelecido pela Organização Internacional do Trabalho em 28 de abril de 2003, por conta de um grave acidente que ocorreu em 1969, na Virgínia, Estados Unidos, que provocou a morte de 78 funcionários.
No Brasil, em 2005, a mesma data foi instituída por meio da Lei 11.121/2005, para sinalizar o Dia Nacional em Memória das Vítimas de Acidentes e Doenças Ocupacionais.
Desde então, o movimento tem como objetivo conscientizar e reduzir os acidentes de trabalho, como também os agravos à saúde do trabalhador. A campanha serve para refletirmos sobre os cuidados com o bem-estar, a saúde e a qualidade de vida de todos os trabalhadores.
(Fonte: Organização Mundial da Saúde e Sociedade Brasileira de Pediatria/Ministério da Saúde)