UNIÃO PAGA SEGUNDA PARCELA DO 13º AO FUNCIONALISMO NO DIA 2. NO ESTADO SERÁ NO DIA 17

Compras dos presentes de Natal, IPVA e IPTU de 2011, matrícula e material escolar. Os meses de dezembro e janeiro são cheios de despesas extras que pesam no orçamento. Por isso, o 13º salário se torna fundamental para ajudar na receita desse período. Das três esferas do serviço público que já definiram datas para pagamento, o primeiro a receber será o servidor federal. A União pagará a segunda parcela do abono em 2 de dezembro. Quase 1,2 milhão terão o benefício.

Já o governo do estado dividiu o crédito. Quem recebe até R$ 950 teve o 13º liberado integralmente em 30 de julho. Já os que ganham acima desse valor receberam somente a primeira parcela nessa data. A segunda virá em 17 de dezembro, bem a tempo para as compras de fim de ano. Foi a primeira vez que o governo antecipou parte do benefício dessa categoria para junho. Só ficaram de fora da antecipação os funcionários de estatais, por serem celetistas.

A Prefeitura do Rio de Janeiro pagou a primeira parte do abono natalino nos dias 1 e 2 de julho, mas ainda não definiu a data para creditar a segunda parcelado benefício. De acordo com a Secretaria Municipal da Casa Civil, a data deverá ser definida ainda esta semana.

Só o 13º dos servidores estaduais injetou R$ 538 milhões na economia. Foram R$ 469 milhões para ativos e inativos e R$ 69 milhões para os pensionistas. Cerca de 360 mil funcionários públicos trabalham no estado. (informações de O Dia Online)