Skip to content

Migalhas, esmolas ou outro nome qualquer

Mensagem do Servidor

Prezados Diretores e Presidente do Sindjustiça. Os aposentados do Poder Judiciário do Estado do Rio de Janeiro, de há muito tempo, sofrem com o descaso deste outrora Poder Judiciário que era orgulho dos servidores públicos que ali labutavam todos os dias durante muitos anos, dedicando com muito suor e sacrifício, os esforços necessários ao bom funcionamento para uma prestação jurisdicional ao povo fluminense e também a todos os que precisavam de alguma decisão judicial. Entretanto, entra Administração, sai Administração, continua a grande injustiça para com esses aposentados. Nós aposentados, não queremos esmolas, migalhas que possam nos oferecer. Queremos a justiça do reconhecimento do Poder Judiciário, essa mesma casa que ajudamos e muito a construir no que é hoje em dia. Bastava que o Sindicato dos Servidores da Justiça do Estado do Rio de Janeiro, trabalhasse mais junto ao Congresso Nacional, na aprovação da PEC 555/ 2006 que acaba com a famigerada contribuição previdenciária dos aposentados do serviço público no Brasil. Somente isso , já seria o suficiente para amenizar as perdas de vencimentos que nós aposentados, temos todos os meses em nossos contra cheques, num percentual que chega ao absurdo de 14%. Não queremos Migalhas, Esmolas ou outros nomes que queiram dar. Queremos que a Justiça seja feita. SIMPLES ASSIM CARLOS PEREIRA DA COSTA. ANALISTA JUDICIÁRIO - CONTADOR matrícula 01/4241.

Resposta da Diretoria

Inicialmente, se tem uma coisa que o Sind-Justiça tem feito é se dedicar à pauta da antiga PEC 555 (hoje, PEC 6/2024). Chegamos a levar um grupo de 25 aposentados a Brasília, de avião, no ano passado, para acompanhar o nosso trabalho no Congresso. Temos participado de reuniões de visitas de convencimento aos parlamentares em prol da assinatura da PEC 6. Fizemos um abaixo-assinado que foi entregue ao relator da PEC 6, com quase 300 mil assinaturas, para mostrar a necessidade de aprovação da PEC. Estaremos reunidos na próxima semana em Brasília, com o Movimento Nacional dos Servidores Públicos Aposentados, para traçar a estratégia deste ano em relação à necessária pressão pela aprovação da PEC. Então, como se vê, não "bastava o Sindicato trabalhar junto ao Congresso".  Temos trabalhado. E muito. Só que as coisas não acontecem de forma automática. Tudo é trabalhoso, cansativo, desgastante. Mas não vamos desistir nunca desta PEC, mesmo ouvindo que "bastava o Sindicato trabalhar".

 

Quanto ao que você considera migalhas, pode ter certeza de que todas as demais categorias adorariam ter as "migalhas" que os nossos aposentados possuem, como adicional de qualificação, auxílio-educação,  abono de Natal, pagamento dentro do mês trabalhado, plano de saúde integral... e ainda estamos trabalhando pela implementação do auxílio-medicamento (mesmo ouvindo críticas e reclamações dos que serão os maiores beneficiados), e pelo necessário reajuste salarial (em que temos um ano pendente, enquanto os demais servidores do estado ainda tentam receber o reajuste de 2022)... para alguns, tudo isso representa migalhas... para nós, é o resultado de muito trabalho. E continuaremos trabalhando para que os aposentados tenham todos os direitos e reajustes salariais e benefícios possíveis.