Após 16 meses de atrasos, Estado promete pagar um salário em dia aos servidores

Após 14 meses de atrasos, o governo do Rio promete voltar a pagar seus mais de 460 mil servidores em dia e de forma integral. Ontem, o Estado anunciou que recebeu a última parcela do empréstimo junto ao BNP Paribas, de R$ 900 milhões. O valor irá compor o pagamento da folha de dezembro na próxima segunda-feira, dia 15 de janeiro, 10º dia útil do mês seguinte ao trabalhado.

“Peço desculpas aos servidores pelos transtornos provocados pela crise financeira que atingiu não apenas o Rio, mas todo o país. ”, disse o governador Luiz Fernando Pezão, por meio de nota.

A última vez que o vencimento foi pago de forma integral e sem diferenciar categorias, ou ativos e inativos, foi em setembro de 2016, período em que o Rio sediou a Olimpíada.

Apesar de pagar o vencimento em dia, o Estado ainda corre para quitar o que ainda deve aos servidores. O 13º de 2017 segue pendente. A dívida acumulada, somente com o vencimento, é de R$ 1,551 bilhão. Ao todo, 371 mil funcionários estão no aguardo do salário. O Rio conta com a operação de antecipação de royalties do petróleo para quitar a folha pendente.

FONTE: https://extra.globo.com/emprego/servidor-publico/apos-16-meses-de-atrasos-estado-promete-pagar-um-salario-em-dia-aos-servidores-rv1-1-22279819.html