O desembargador José Carlos Schmidt Murta Ribeiro foi eleito hoje (18 de dezembro) presidente do Tribunal de Justiça do Estado do Rio de Janeiro. Ele vai suceder o desembargador Sérgio Cavalieri Filho no biênio 2007/2008. Murta Ribeiro obteve 94 votos contra 72 dados ao desembargador Roberto Wider. A posse do presidente eleito ocorrerá no dia 1º de fevereiro de 2007.
A eleição, que começou às 12h30, no plenário do Órgão Especial do TJ, contou com a participação de 167 dos 169 desembargadores do Tribunal. Para o cargo de corregedor-geral da Justiça, foi eleito o desembargador Luiz Zveiter, único concorrente, com 130 votos.
Após a proclamação do resultado para presidente, o desembargador Murta Ribeiro agradeceu emocionado aos colegas que contribuíram para a sua eleição. “Foi uma eleição democrática em que todos tiveram a oportunidade de votar. A partir de agora, temos que prosseguir o trabalho de unidade”, disse. O presidente eleito afirmou que, em sua administração, os objetivos a serem perseguidos serão ética, competência, transparência, participação e efetividade.
O desembargador Murta Ribeiro, de 65 anos, ingressou no Poder Judiciário no Tribunal Regional Eleitoral do então Estado da Guanabara, em 1962, no cargo de auxiliar judiciário. Em janeiro de 1967, formou-se em Direito pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC/RJ) e, após aprovação em concurso público, obtendo o 11º lugar, foi nomeado juiz de Direito substituto em 1973. Exerceu a Magistratura em diversos juízos da capital e também na Justiça Eleitoral. Em 1986 foi promovido, por merecimento, ao extinto Tribunal de Alçada Criminal e, em 1995, foi promovido, também por merecimento, ao cargo de desembargador do Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro. Em maio de 2000, tornou-se membro efetivo do Órgão Especial do TJ. Mestre em Direito Penal, o desembargador é professor titular da Cadeira de Direito Penal da Universidade Gama Filho e palestrante da Escola da Magistratura do Estado do Rio (Emerj).(assesoria de imprensa do TJERJ)