Deu no jornal!

REAJUSTE DOS SERVIDORES ESTADUAIS SÓ EM SETEMBRO

O governo do estado pretende conceder reajuste salarial este ano apenas a servidores das áreas prioritárias, como Educação e Segurança. Já o aumento para o pessoal da Saúde — que ano passado não teve vencimentos alterados — ainda está sendo analisado: “É nosso desejo dar aumento para as principais categorias. Essa é a nossa intenção”, disse o secretário estadual de Planejamento, Sérgio Ruy Barbosa. Ao ser questionado sobre reajuste para Saúde, disse que está em estudo.

As previsões foram anunciadas após reunião na Assembleia Legislativa sobre o projeto da Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) de 2010. O secretário também informou que o estado vai continuar com o mesmo “mantra” dos dois últimos anos: conceder aumentos só após analisar o comportamento dos dois primeiros quadrimestres. “Não é possível prever, neste momento, qual será o aumento, não temos elementos para isso”, disse.

Além de limitar as categorias contempladas, o estado antecipou que vai manter o mês de setembro como data-base. “Não temos como pagar com base em maio”, avisou.

Para tentar minimizar a insatisfação dos profissionais da Saúde que ficaram sem aumento, o governo criou bonificação para alguns. Desde dezembro, o estado concede gratificação, entre R$ 1.500 e R$ 2 mil por mês, para os médicos que dão plantão em serviços de emergência, maternidades, unidades de terapia intensiva, central de regulação de leitos e no serviço pré-hospitalar. O valor máximo é pago aos que atuam nos fins de semana.

Na quarta-feira (13), o governado Sérgio Cabral prometeu que vai conceder aumento este ano para as polícias Civil e Militar, além dos bombeiros. “Não tive a oportunidade de ouvir a declaração do governador, mas, se existe a intenção, vamos estudá-la”, disse o secretário de Planejamento. (informações do O Dia Online)