DILMA INICIA ENTREGA DE AEROPORTOS PARA SETOR PRIVADO, QUE JÁ COBRA ATÉ COPO D’ÁGUA EM VOOS

Quase um ano e meio após ter sido eleita prometendo não privatizar e interromper o processo de desestatização iniciado 20 anos atrás pelo governo de Fernando Collor, a presidenta Dilma Rousseff começa a pôr em prática, nesta segunda-feira (6), a privatização dos aeroportos brasileiros, com o leilão do controle de três unidades: Guarulhos (SP), Campinas (SP), o maior do país, e Brasília (DF).

O leilão que acontecerá na Bolsa de Valores de São Paulo (Bovespa) é conduzido a toque de caixa, como admitiu, ou comemorou, a ministra do Planejamento, Miriam Belchior. Ela declarou que a privatização será em tempo “recorde” — pouco mais de seis meses se passaram desde a decisão do governo de incluir os aeroportos no Programa Nacional de Desestatização (PND). Criado no governo Fernando Collor, que acabou destituído por corrupção, o PND segue em vigor, apesar das freqüentes críticas de integrantes dos governos petistas — Dilma e, antes Lula — às privatizações.

Acontece ainda em meio às polêmicas lançadas pelo livro “A Privataria Tucana”, do jornalista Amaury Ribeiro, que relata casos de irregularidade e corrupção nas privatizações ocorridas no governo FHC. A ‘pressa’ em privatizar — que ajuda a gerar desconfiança sobre a lisura e os interesses envolvidos — é um dos problemas apontados por críticos ao programa de desestatização do governo tucano. A nova privatização petista, a exemplo do ocorreu nas anteriores, também contará com recursos públicos — dinheiro do BNDES financiará o processo, a juros abaixo dos cobrados no mercado.

Onze grupos empresariais disputam a concessão dos três aeroportos. O setor privado já controla todas as companhias aéreas brasileiras, área que passa por um processo de concentração — hoje apenas duas empresas, TAM e GOL, dominam mais de 90% do mercado. A privatização acontece após uma campanha declarada dos grandes veículos de comunicação, que trabalharam para criar uma imagem de que os aeroportos do país não funcionam. Nesse processo, problemas diretamente ligados a empresas — como atrasos no voos ou venda de passagens além da capacidade das aeronaves — acabaram depositados na conta da Infraero, a estatal que administra os aeroportos.

A qualidade dos serviços (privados) oferecidos pelas aéreas, porém, vem decaindo. Há ainda uma ampliação do que é tarifado. Na TAM, agora paga-se por acentos menos desconfortáveis. Na Web Jet, comprada pela GOL, não há como pagar conforto — todas as cadeiras, além de apertadas, não são mais reclináveis —, mas até o copo d’água é tarifado: custa três reais, com o detalhe de que é proibido ao passageiro embarcar com sua própria água. Não surpreende, portanto, que críticos da privatização temam que as concessões levem ao aumento de tarifas e à piora de serviços. (informações do Luta Fenajufe Notícias)