Os profissionais de educação da rede municipal de Duque de Caxias decidiram, por unanimidade, entrar em greve por 72 horas a partir de hoje (quinta-feira, 12 de maio). A decisão foi tomada em assembleia realizada na tarde de ontem (11), que contou com a participação de mais de mil professores e funcionários. Depois da assembleia, a categoria fez uma passeata pelas ruas do Centro da cidade, que terminou com um ato na porta de Secretaria Municipal de Educação. Durante todo o percurso, os profissionais receberam o apoio da população.
A decisão de paralisar as atividades por três dias foi tomada depois de uma audiência entre a direção do Sepe com os secretários de Educação, Planejamento e Administração. Estes informaram que o governo municipal não tinha nenhuma proposta de reajuste salarial para a categoria. A decisão causou revolta, já que, há mais de um mês, os profissionais estão em campanha salarial e o governo havia prometido apresentar a sua primeira proposta de reajuste na audiência. A reivindicação da categoria é reajuste salarial e incorporação da gratificação do Fundeb.
Os profissionais denunciam, ainda, as péssimas condições de trabalho, falta de materiais didáticos e problemas estruturais das escolas da rede e exigem que o governo apresente um calendário de reformas das escolas, uma vez que algumas delas estão em situação crítica, colocando em risco a integridade física dos alunos e profissionais.
O objetivo desta greve de 72 horas é o de advertir o governo municipal da insatisfação da categoria, que avaliará, na assembleia da próxima segunda-feira (16) se as negociações avançaram ou será necessário a aprovação da greve por tempo indeterminado. (informações do Sepe-RJ)