Skip to content

Clipping

Clipping 21 de junho

https://www.sinjus.org.br/atual-gestao-caminha-para-o-fim-colecionando-descumprimentos-e-servidores-voltam-as-ruas/ -No dia 27 de junho, penúltimo da atual gestão, um novo ato acontecerá em frente à sede do Tribunal, em Belo Horizonte.

https://sindjusdf.org.br/2024/06/19/sindjus-pede-o-apoio-do-presidente-do-trf4-ao-pagamento-do-retroativo-aos-servidores-que-tiveram-quintos-absorvidos/ –  Apoio se refere a julgamento do processo administrativo referente à não absorção dos Quintos, que está em curso no Conselho da Justiça Federal, com o placar de 5 x 2 a favor do pleito do Sindjus.

http://sindjusticaceara.org.br/2024/06/18/sindjustica-ceara-realiza-acampamento-pela-reforma-do-pccr/ – Objetivo do acampamento é manter a mobilização da categoria por um desfecho célere e positivo em relação à minuta enviada ao Pleno.

https://sindijus.org.br/central-cut/mulheres-sindicalistas-rejeitam-pl-que-criminaliza-aborto-de-vitimas-de-estupro.htmlO confronto iniciado pelo Poder Legislativo para dar uma “resposta” ao Poder Judiciário continuará ocasionando o que, há décadas, o movimento feminista e demais defensores dos Direitos Humanos lutam diariamente para evitar: a morte de pessoas inocentes e vulneráveis.

http://sindjusticaceara.org.br/2024/06/19/acm-pretende-destruir-a-reforma-do-pccr/ – Associação Cearense de Magistrados ingressou com um processo administrativo solicitando dados detalhados dos vencimentos dos servidores. 

https://www.sindjus-al.org.br/2024/06/dia-20-dia-nacional-de-lutas-e-paralisacoes-cobra-reestruturacao-da-carreira/ – A mobilização ocorrerá em todo o país e foi definida na XXIV Plenária Nacional da Fenajufe. 

https://sindjustica.com/2024/06/17/servidores-aposentados-legado-e-dedicacao-a-servico-da-justica/ – E se é para falar de história, nada melhor do que conversar com quem fez essa história acontecer: nossos colegas aposentados e aposentadas.

https://www.sinpojud.org.br/subpage.php?id=20860_19-06-2024_forr-dos-aposentados-e-pensionistas-acontece-no-dia-28-de-junho#not-cias – Para ter acesso à festa, os aposentados e pensionistas devem confirmar a presença até o dia 26 de junho.

https://noticias.stf.jus.br/postsnoticias/pedido-de-vista-suspende-julgamento-de-acoes-contra-reforma-da-previdencia/ – Iniciada no Plenário Virtual, análise das ADIs já conta com dez votos. Maioria dos pontos da reforma tem sido considerada constitucional, mas há divergências em alguns.

https://www.stj.jus.br/sites/portalp/Paginas/Comunicacao/Noticias/2024/13062024-STJ-define-banca-e-divulga-detalhes-do-proximo-concurso-publico.aspx – Concurso público é destinado à formação de cadastro de reserva para cargos de analista judiciário.

https://serjal.com.br/conteudo/2598/eleicoes-em-maceio-e-sao-miguel-encerram-escolha-dos-delegados-de-base-do-serjal –  Conselho de Delegados e Delegadas Sindicais de Base do Serjal está completo. 

https://sinpojufes.org.br/noticias_blog/sinpojufes-participa-de-audiencias-publicas-em-defesa-da-manutencao-de-postos-de-trabalho-no-interior-do-estado/ – A extinção dos postos avançados terá como consequência o aumento da carga de trabalho para os servidores das respectivas Varas do Trabalho. 

https://sindijus.org.br/ultimas-noticias/pleno-do-tjse-dobra-valor-maximo-do-bonus-de-desempenho.html – Os trabalhadores do Judiciário em Sergipe, representados por seu sindicato, conquistaram importante vitória no Pleno do Tribunal de Justiça de Sergipe (TJSE), com a aprovação do Bônus de Desempenho.

Clipping 20 de junho

https://www.tjrj.jus.br/noticias/noticia/-/visualizar-conteudo/5111210/402410791 – TJRJ e Suipa promovem nesta sexta, 21, campanha de adoção de animais e venda de produtos com renda para a instituição.

https://www.tjrj.jus.br/noticias/noticia/-/visualizar-conteudo/5111210/402404825 – Participe da pesquisa sobre as Metas Nacionais do Poder Judiciário para 2025.

https://www.tjrj.jus.br/noticias/noticia/-/visualizar-conteudo/10136/402409290 – Prazo para manifestação de interesse em acordo direto em precatórios estaduais termina no fim do mês.

https://www.cnj.jus.br/judiciario-promove-2a-reuniao-preparatoria-para-encontro-nacional-dia-21-de-agosto-em-brasilia/ – Presidentes de tribunais, integrantes da Rede de Governança Colaborativa do Judiciário e servidores e servidoras da área de gestão estratégica dos órgãos do Poder Judiciário participarão, no dia 21 de agosto, da 2.ª Reunião Preparatória para o 18.º Encontro Nacional do Poder Judiciário.

https://www.cnj.jus.br/provimento-simplifica-processo-dispensa-selo-e-estimula-aumento-de-doacao-de-orgaos/ – Provimento pretende simplificar, facilitar e estimular a adesão à Campanha “Um Só Coração – seja vida na vida de alguém”.

https://www.fenassojaf.org.br/noticias/fenassojaf-assojaf-mg-e-fenajufe-se-reunem-com-o-juiz-auxiliar-da-presidencia-do-trf-6-em-prol-da-nao-absorcao-dos-quintos – O tema da audiência foi a não absorção de Quintos, cuja pauta será analisada pelo Conselho da Justiça Federal na próxima segunda-feira (24).

https://sintrajufe.org.br/sintrajufe-rs-convoca-para-ato-dia-20-de-junho-em-defesa-dos-servicos-publicos-nomeacoes-e-carreira/ –  Sintrajufe/RS realiza ato público nas varas trabalhistas de Porto Alegre, hoje, 20 de junho, às 14h. Categoria está mobilizada, destacando o papel dos serviços públicos na reconstrução do Rio Grande do Sul, em defesa da convocação de concursadas e concursados, contra a residência jurídica e pela valorização da carreira das trabalhadoras e dos trabalhadores do Judiciário.

https://sintrajufe.org.br/stf-forma-maioria-para-derrubar-parte-da-reforma-da-previdencia-caem-contribuicao-extraordinaria-e-desconto-de-aposentados-abaixo-de-r-77-mil/ – Os ministros formaram maioria para derrubar alguns pontos da reforma; a progressividade da alíquota tem sua votação empatada até o momento.

https://www.instagram.com/p/C8adcCgulNl/ – Assembleia Geral dos servidores definiu avanços na luta pela Isonomia.

https://www.instagram.com/p/C8XyQXcvHTV/ – A intenção é estabelecer a unificação das tabelas de vencimentos dos cargos intermediários, prevista pela Lei 20329/2020, em progressão ao longo da carreira. O TJPR não discutiu essas condições com o SindijusPR ou mesmo negociou qualquer proposta oficial. 

https://www.oabrj.org.br/noticias/oabrj-solicita-ao-tjrj-criacao-centros-judiciarios-solucao-conflitos-nos-foruns-bom-jesus – “Viemos fazer um pleito específico ao desembargador César Cury de criação dos centros de mediação em Pádua e Bom Jesus, mas que também é um pedido geral da advocacia por mais presença do Cejuscs nos municípios”.

https://www.tjrj.jus.br/noticias/noticia/-/visualizar-conteudo/10136/402411721 – A campanha Registre-se! agora conta com uma revista eletrônica produzida pelo Conselho Nacional de Justiça.

https://www.cnj.jus.br/cnj-traz-autores-premiados-para-3o-caminhos-literarios-no-socioeducativo/ – Conselho Nacional de Justiça (CNJ) promove a terceira edição do “Caminhos Literários no Socioeducativo: pelo direito à cultura”, nos dias 11, 12, 16 e 17 de julho de 2024.

https://www.cnj.jus.br/produtividade-da-justica-do-trabalho-tem-crescimento-de-20-em-2023/ – Justiça do Trabalho foi o ramo do Poder Judiciário que teve maior incremento de produtividade no ano passado. 

Clipping 19 de junho

https://www.tjrj.jus.br/web/guest/noticias/noticia/-/visualizar-conteudo/5111210/402404825Participe da pesquisa sobre as Metas Nacionais do Poder Judiciário para 2025.

https://www.tjrj.jus.br/web/guest/noticias/noticia/-/visualizar-conteudo/10136/402402325 – Museu da Justiça promove palestra sobre evolução com o químico Marcos Eberlin.

https://www.tjrj.jus.br/web/guest/noticias/noticia/-/visualizar-conteudo/5111210/402394389 – Esaj anuncia curso de custas processuais e GRERJ eletrônica.

https://www.cnj.jus.br/balanco-de-sustentabilidade-de-2025-incluira-dados-de-equidade-diversidade-e-energia/ – A partir do próximo ano, o Conselho Nacional de Justiça (CNJ) deverá incluir nos dados consolidados novas informações que modernizam as diretrizes da Política de Sustentabilidade.

https://www.fenassojaf.org.br/noticias/presidente-do-trf-6-entrega-placas-de-reconhecimento-a-oficiais-de-justica-do-tribunal – É um gesto de reconhecimento e de agradecimento aos que deixaram uma marca indelével na trajetória de sucesso dos tribunais regionais federais.

https://sintrajufe.org.br/sintrajufe-rs-convoca-para-ato-dia-20-de-junho-em-defesa-dos-servicos-publicos-nomeacoes-e-carreira/ – Para reconstruir o Rio Grande Sul é preciso investir nos servidores e nos serviços públicos.

https://sintrajufe.org.br/stf-mantem-decisao-que-prorrogou-lei-de-cotas-raciais-em-concursos-publicos/ – O fim repentino das cotas geraria insegurança jurídica, com elevada probabilidade de multiplicação de litígios judiciais.

https://www.instagram.com/p/C8VSMcVsYCN/ – SindijusPR convoca Assembleia Permanente do Estado de Greve.

https://www.sinjus.org.br/sinjus-vai-celebrar-35-anos-de-luta-com-sorteio-especial-e-recepcao-na-sede/ – Haverá sorteio com diversos prêmios no dia 25 de junho, e também a reinauguração do Espaço Lea Leda, na sede do Sindicato, no dia 28 de junho.

https://www.sinjus.org.br/pec-social-6-2024-como-a-medida-faz-justica-com-essa-categoria/ – O texto, de autoria do deputado Cleber Verde (MDB-MA), promete trazer mudanças significativas para esta categoria, cuja principal alteração da proposta é a extinção gradual da contribuição previdenciária para aposentados e pensionistas.

Clipping 18 de junho

https://www.sindjus.com.br/formulario-voluntarios/20691/SindjusRS abre cadastro para que servidores atuem como voluntários: preencha o formulário

https://www.camara.rio/comunicacao/noticias/camara-do-rio-promove-palestra-sobre-novas-regras-eleitorais – Evento será nesta terça, 18, e é aberto para participação da sociedade e integrantes de outras instituições.

https://www.sindjus-al.org.br/2024/06/dia-20-dia-nacional-de-lutas-e-paralisacoes-cobra-reestruturacao-da-carreira/ – A mobilização ocorrerá em todo o país e foi definida na XXIV Plenária Nacional da Fenajufe. 

https://www.cnj.jus.br/provimento-simplifica-processo-dispensa-selo-e-estimula-aumento-de-doacao-de-orgaos/ – Provimento pretende simplificar, facilitar e estimular a adesão à Campanha “Um Só Coração – seja vida na vida de alguém”, do Conselho Nacional de Justiça. 

https://www.sinpojud.org.br/subpage.php?id=20851_17-06-2024_em-noite-animada-forr-jud-2024-re-ne-servidores-e-convidados#not-cias – O evento, que já é tradição, reuniu servidores, servidoras e convidados para celebrar com muita alegria e descontração.

https://www.sinpojud.org.br/subpage.php?id=20837_12-06-2024_assembleia-legislativa-aprova-reajuste-salarial-de-4-para-servidores-do-tribunal-de-justi-a-da-bahia#not-cias – Conforme o projeto aprovado, o reajuste será pago em duas parcelas de 2%.

https://www.camara.rio/comunicacao/noticias/2241-junho-vermelho-conheca-as-iniciativas-da-camara-do-rio-para-estimular-a-doacao-de-sangue-na-cidade – Além de leis de incentivo à doação, Legislativo municipal realiza campanha anual em parceria com o Hemorio.

http://sindjusticaceara.org.br/2024/06/14/cafe-da-manha-em-sobral-reune-servidores-em-mobilizacao-pela-reforma-do-pccr/ –  Atividade teve o intuito de reunir os servidores para dialogar a respeito da luta pela reforma do PCCR e para colher demandas da categoria.

https://sindjuf-paap.org.br/forum-de-servidores-federais-critica-conducao-de-negociacoes-com-categorias-pelo-governo/Apesar do cenário, algumas categorias conseguiram fechar acordos.

https://sindjuf-paap.org.br/sindjuf-pa-ap-convoca-categoria-para-manifestacao-em-defesa-do-plano-de-cargos-carreira-e-salario-pccs-no-dia-20-de-junho/ Movimento, que acontece nacionalmente, marca o início de uma campanha em favor da valorização da categoria.

Clipping 17de junho

https://www.tjrj.jus.br/web/guest/noticias/noticia/-/visualizar-conteudo/5111210/402394389 – Esaj anuncia curso de custas processuais e GRERJ eletrônica.

https://www.oabrj.org.br/noticias/artigo-rj-desafio-celeridade-processualArtigo destaca debate sobre celeridade processual no Rio de Janeiro. Enquanto alguns indicadores da justiça fluminense são elogiados, o tempo médio de espera por uma sentença em primeiro grau preocupa, sendo o mais longo do país: três anos e nove meses.

https://fenajud.org.br/?p=15386PEC Social: Deputado solicita apensamento da PEC 6/2024 à PEC 555/2006.

https://sindjusdf.org.br/2024/06/17/17-de-junho-dia-do-funcionario-publico-aposentado-sindjus-reforca-luta-pelos-direitos-dos-servidores-do-pju-e-mpu/Data que reflete o histórico de dedicação daqueles que empenharam sua carreira auxiliando o pleno funcionamento das esferas públicas de Poder.

https://sindjusdf.org.br/2024/06/14/sindjus-e-entidades-parceiras-realizam-2a-edicao-do-pensar-brasil-com-ciclo-debates-sobre-a-reforma-tributaria/ – Evento acontecerá na próxima terça-feira, 18 de junho.

https://www.migalhas.com.br/quentes/409401/homem-com-cancer-deve-ter-plano-reativado-apos-cancelamento-unilateral – Juiz enfatizou que não há acusações de que o paciente tenha praticado fraudes ou deixado de pagar as mensalidades, o que justificaria a rescisão do contrato.

https://g1.globo.com/rs/rio-grande-do-sul/noticia/2024/06/17/semana-no-rs-deve-ser-de-fortes-chuvas-e-instabilidades-condicoes-muito-dificeis-diz-meteorologista.ghtml – No centro-norte e noroeste do estado, os acumulados de chuva podem variar entre 200 mm e 300 mm, segundo Climatempo. Frente fria estaciona e impedirá o avanço das chuvas.

 

https://g1.globo.com/fantastico/noticia/2024/06/16/pl-sobre-aborto-em-tramitacao-acelerada-na-camara-provoca-debate-intenso-e-divide-opinioes.ghtml – ‘Fantástico’ entrevista deputado autor do projeto e família de menina de 10 anos que teve de realizar aborto em 2020, após ser estuprada pelo tio.

 

https://www.cnj.jus.br/acordo-homologado-pela-justica-do-trabalho-paulista-destina-r-1-milhao-a-reconstrucao-do-rs/ – A iniciativa foi fruto da assinatura de um acordo realizado em uma execução de um Termo de Ajustamento de Conduta firmado entre o Ministério Público do Trabalho e o Conselho Regional de Psicologia da 6ª Região.

https://www.cnj.jus.br/planejamento-inovacao-e-educacao-continuada-sao-destaques-do-curso-de-formacao-do-judiciario/ – Objetivos são preparar os servidores do Poder Judiciário para que entreguem o melhor serviço à sociedade, bem como capacitá-los para que enfrentem com êxito os desafios atuais e futuros da área.

https://www.cnj.jus.br/em-19-anos-de-historia-cnj-atua-de-forma-inovadora-e-humanizada-por-uma-justica-mais-eficiente/ – Órgão está empenhado em otimizar a atuação da Justiça para que seja eficiente, inovadora, humanizada e acessível à população. 

https://sintrajufe.org.br/sintrajufe-rs-convoca-para-ato-dia-20-de-junho-em-defesa-dos-servicos-publicos-nomeacoes-e-carreira/ – A categoria está mobilizada, destacando o papel dos serviços públicos na reconstrução do Rio Grande do Sul, em defesa da convocação de concursadas e concursados, entre outros.

 https://www.sinjus.org.br/sinjus-e-serjusmig-denunciam-descaso-do-presidente-em-faixas-e-painel-de-led-na-entrada-do-tj/ – Atentando contra a boa-fé negocial e contra a valorização dos servidores, o presidente do Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG), desembargador José Arthur Filho, chegou à marca de 71 dias descumprindo vários e importantes acordos com a categoria. 

https://www.sindjus.com.br/autorizacao-retroativos-progressoes/20697/ – O Conselho Nacional de Justiça (CNJ) autorizou o pagamento retroativo das progressões aos servidores da Justiça do Rio Grande do Sul. O pagamento será referente a partir de maio de 2023.

Clipping 14 de junho

https://www.oabrj.org.br/noticias/reuniao-tjrj-seccional-oabpetropolis-demonstram-preocupacao-possivel-fechamento-vara – A possibilidade de encerramento dessas serventias em Petrópolis impacta diretamente a atividade da advocacia e na prestação jurisdicional que é entregue à sociedade.

https://www.fenassojaf.org.br/noticias/representacoes-dos-oficiais-de-justica-seguem-mobilizadas-pelo-reconhecimento-do-risco-e-pautas-do-segmento – As entidades seguem unidas com as ações em favor das pautas dos Oficiais de Justiça de todo o Brasil.

https://www.cnj.jus.br/prazo-para-participar-da-pesquisa-sobre-ia-no-judiciario-encerra-neste-sabado-15-6/ – Pesquisa busca compreender experiências, opiniões e sugestões das pessoas que atuam diretamente no Judiciário sobre os recursos oferecidos por esse tipo de ferramenta.  

https://www.cnj.jus.br/prazo-para-cadastro-no-premio-equidade-racial-termina-no-fim-de-junho/ – Os tribunais devem encaminhar os documentos comprobatórios, necessários para participação no eixo Desempenho, entre os dias 20 de junho e 1º de julho.

https://www.cnj.jus.br/corregedoria-nacional-autoriza-cartorios-do-rs-a-emitir-certidoes-gratuitas-ate-o-fim-de-junho/ – Ação “Central Cidadania”, por meio do programa “Recomeçar é Preciso”, até o fim do mês, atenderá atingidos pela enchente e que não puderam ser contemplados na Semana Nacional do Registro Civil.

 https://sintrajufe.org.br/sintrajufe-rs-convoca-para-ato-dia-20-de-junho-em-defesa-dos-servicos-publicos-nomeacoes-e-carreira/ – A categoria está mobilizada, destacando o papel dos serviços públicos na reconstrução do Rio Grande do Sul.

https://www.oabrj.org.br/noticias/artigo-rj-desafio-celeridade-processualEnquanto alguns indicadores da justiça fluminense são elogiados, o tempo médio de espera por uma sentença em primeiro grau preocupa, sendo o mais longo do país: três anos e nove meses.

https://www.tjrj.jus.br/web/guest/noticias/noticia/-/visualizar-conteudo/10136/402390622 – TJRJ lança vídeo sobre o trabalho de recuperação histórica do acervo de casos de violência contra a mulher.

https://www.tjrj.jus.br/web/guest/noticias/noticia/-/visualizar-conteudo/5111210/402392198 – Justiça determina que Unimed reintegre criança com deficiência de Transtorno do Espectro Autista ao plano de saúde.

https://www.stj.jus.br/sites/portalp/Paginas/Comunicacao/Noticias/2024/12062024-Produtos-institucionais-do-tribunal-agora-podem-ser-adquiridos-no-STJ-Memo-virtual.aspx – As pessoas que querem comprar uma lembrança com a marca do Superior Tribunal de Justiça (STJ) não precisam mais se deslocar até a sede do tribunal. 

https://sindjusdf.org.br/2024/06/14/14-de-junho-dia-mundial-do-doador-de-sangue-o-sindjus-apoia-essa-causa/ – Neste 14 de junho, Dia Mundial do Doador de Sangue, o Sindjus se alia à causa no intuito de homenagear todos os doadores de sangue e conscientizar os não-doadores sobre a importância deste ato.

http://sindjusticaceara.org.br/2024/06/13/adesivaco-no-fcb-engaja-servidores-na-luta-pela-reforma-do-pccr/ – Atividade contou com entrega de adesivos da reforma do PCCR e diálogo com servidores que chegavam ao fórum.

https://sindjudpe.org.br/sindjud-pe-realiza-ato-politico-por-valorizacao-e-reconhecimento-da-categoria-em-petrolina-no-dia-18-06-2024/ – Ato será realizado para ampliar a atuação da campanha “SEM OS SERVIDORES DO JUDICIÁRIO NÃO HÁ JUSTIÇA!”.

Clipping 13 de junho

https://sintrajufe.org.br/sintrajufe-rs-convoca-para-ato-dia-20-de-junho-em-defesa-dos-servicos-publicos-nomeacoes-e-carreira/ – A categoria está mobilizada, destacando o papel dos serviços públicos na reconstrução do Rio Grande do Sul.

https://www.sinpojud.org.br/subpage.php?id=20832_10-06-2024_tjba-lan-a-curso-para-combater-sofrimento-ps-quico-e-ass-dio-no-ambiente-de-trabalho#not-cias – Sinpojud orienta que todos os servidores do judiciário participem do curso Prevenção e Combate ao Sofrimento Psíquico e Assédio no Trabalho.

https://www.camara.rio/comunicacao/noticias/camara-do-rio-promove-palestra-sobre-novas-regras-eleitorais – Evento é aberto para participação da sociedade e integrantes de outras instituições.

https://www.oabrj.org.br/noticias/giro-celeridade-reuniao-periodica-corregedoria-tjrj-oabrj-leva-demandas-advocacia-colhidas – Apanhado inclui falta de recepção por parte de juízes, questões relativas ao Balcão Virtual e abarrotamento de varas cíveis; corregedor garante que se reunirá com magistrados.

https://www.migalhas.com.br/quentes/409138/stj-amil-deve-fornecer-tratamento-a-crianca-com-distrofia-muscular – Colegiado considerou que as sessões com fonoaudiólogos, psicólogos, terapeutas ocupacionais e fisioterapeutas são ilimitadas para todos os beneficiários, independentemente da doença.

https://fenajud.org.br/?p=15362 – XIII CONSEJU: FENAJUD encerra Congresso com nova gestão eleita para triênio 2024-2027.

https://sisejufe.org.br/noticias/10-anos-do-coral-do-sisejufe-integrantes-revelam-o-que-o-coral-representa-em-suas-vidas/ – Quando foi implementada, a ideia era de que as aulas do coral trouxessem prazer, alegria e bem-estar aos sindicalizados que participassem da atividade.

https://sisejufe.org.br/noticias/festa-julina-do-sisejufe-ultimos-ingressos-a-venda-garanta-o-seu/ Arraiá acontecerá no dia 05 de julho, a partir das 19h.

https://www.sintrajusc.org.br/algoritmos-e-extrema-direita-como-enfrentar-o-neofascismo-na-era-dos-monopolios-midiaticos-e-tema-dia-20-de-junho-do-ciclo-de-formacao-sindical-do-sintrajusc/ – A terceira atividade do “Ciclo de Formação Sindical do Sintrajusc: Mundo do Trabalho e Direitos em Debate” será no dia 20 de junho.

https://sintaj.org/tjba-promove-pesquisa-sobre-assedio-e-discriminacao-contribua-com-informacoes/ – Comissão de Prevenção e Enfrentamento do Assédio Moral, Assédio Sexual e de todas as formas de Discriminação do Poder Judiciário do Estado da Bahia está conduzindo a pesquisa.

https://www.sindjud.com.br/oficial-de-justica-adriana-toscano-de-siqueira-eleita-para-a-federacao/ – Uma das prioridades será atuar pela não extinção dos cargos dos servidores efetivos no Poder Judiciário Nacional.

 https://www.fenassojaf.org.br/noticias/entidades-seguem-atuantes-pelo-reconhecimento-do-risco-da-atividade – As entidades nacionais – Afojebra, Fenassojaf e Fesojus-BR seguem com a união em favor das principais bandeiras de luta dos Oficiais de Justiça.

https://www.sindicatouniao.org.br/Noticias/31071-SindUni-avanca-para-composicao-da-Rede-de-Cooperacao – A estratégia de atuação em rede permite uma maior interação entre as pessoas e Instituições, favorecendo ambiente de cooperação e participação mais democrática.

https://www.climatempo.com.br/noticia/2024/06/11/chuva-retorna-ao-rio-grande-do-sul-no-proximo-final-de-semana-5370 – Os modelos meteorológicos convergem para um cenário de avanço gradativo das precipitações no sul do estado a partir de sexta-feira, com intensificação ao longo do sábado e domingo.

https://g1.globo.com/economia/noticia/2024/06/12/real-esta-entre-as-10-moedas-que-mais-perderam-valor-frente-ao-dolar-neste-ano-veja-ranking.ghtml – Em situação pior que a do real estão as moedas da Argentina, que enfrenta uma crise econômica, e as de países como Nigéria, Sudão do Sul e Egito.

 

https://sindjusdf.org.br/2024/06/10/stf-retoma-neste-13-de-junho-o-julgamento-das-adis-que-questionam-varios-pontos-da-reforma-da-previdencia-de-2019-ec-103-2019/ – Sindjus e o seu Jurídico acompanharão esse julgamento, pois o tema é de grande relevância para a nossa categoria e para os servidores públicos.

https://sindjusdf.org.br/2024/06/11/filiados-do-sindjus-economizaram-mais-de-r-3-milhoes-em-2023-com-os-beneficios-do-sindjusclub/ – Foram mais de três milhões de reais em economia aos filiados do Sindjus que fizeram uso da ampla rede de serviços e produtos oferecidos pelo Sindjus Club.

Clipping 12 de junho

https://www.sinjus.org.br/mudancas-na-legislacao-garantem-novos-direitos-para-os-servidores-do-judiciario/ – Dois projetos que tramitavam na Assembleia Legislativa de Minas Gerais foram sancionados:o primeiro permite que a jornada de 8 horas diárias seja estendida a servidores que não ocupam cargos comissionados; o segundo é a permissão para que servidores convertam em pecúnia as férias-prêmio não gozadas. 

https://www.sinjus.org.br/sinjus-e-reeleito-para-a-coordenacao-juridica-da-fenajud/ – Na nova gestão, o SINJUS será representado pelo coordenador-geral, Alexandre Pires, que novamente assume o cargo de coordenador de Assuntos Jurídicos da Federação.

https://serjal.com.br/conteudo/2595/serjal-tem-participacao-ativa-no-xiii-congresso-da-fenajud – Congresso reuniu representantes de sindicatos de todos o país e colocou em pauta temas da atualidade.

https://sindju.org.br/nota-de-repudio-ao-pedido-de-prisao-da-presidente-do-sindicato-de-professores-do-parana/ –  Procuradoria-Geral do Estado requisitou a prisão alegando descumprimento de ordem judicial, além de sugerir multas diárias à presidente e ao sindicato caso a greve dos professores contra a privatização das escolas estaduais continue.

https://www.sindjusma.org/subpage.php?id=7645_reconsidera-o-sindjus-ma-solicita-revis-o-de-progress-es-funcionais-a-servidores-est-veis-anteriores-cf-88.html – O requerimento aborda a recente decisão do TJMA que anulou as progressões funcionais dos servidores estáveis promovidos após 11 de junho de 2022.

https://sindjudpe.org.br/o-papel-dos-servidores-do-judiciario-na-garantia-dos-direitos-das-criancas-e-adolescentes/ – Campanha do SINDJUD-PE também destaca a atuação essencial dos servidores na proteção dos direitos das crianças e adolescentes.

https://sindjudpe.org.br/a-atuacao-dos-servidores-do-judiciario-na-defesa-dos-direitos-das-mulheres/ – Iniciativa destaca a contribuição dos servidores do judiciário pernambucano na defesa dos direitos das mulheres.

https://www.migalhas.com.br/quentes/409017/mec-impede-criacao-de-cursos-de-direito-a-distancia-ate-2025 – A medida visa aprimorar a qualidade do ensino no país.

Clipping 11 de junho

https://www.tjrj.jus.br/web/guest/noticias/noticia/-/visualizar-conteudo/5111210/402374735 – Dia dos Namorados: feira orgânica terá sorteio de cesta de produtos.

https://www.migalhas.com.br/quentes/408953/veja-analise-do-pl-que-regulamenta-inteligencia-artificial-pela-ia – O plenário do Senado deve votar na quarta-feira, 12, o PL 2.338/23, que regulamenta o uso da inteligência artificial.

https://www.sindjus.com.br/formulario-atualizacao-sindjus/20675/ – Sindjus quer acompanhar de perto os trabalhadores afetados pelas enchentes: preencha o formulário!

https://www.sinpojud.org.br/subpage.php?id=20832_10-06-2024_tjba-lan-a-curso-para-combater-sofrimento-ps-quico-e-ass-dio-no-ambiente-de-trabalho#not-cias – Sinpojud orienta que todos os servidores do judiciário participem do curso e enfatiza a importância da capacitação na prevenção e combate ao sofrimento psíquico e ao assédio no ambiente de trabalho.

https://sindjusdf.org.br/2024/06/06/produtividade-do-judiciario-brasileiro-aumentou-quase-7-em-2023-reforcando-a-importancia-de-se-valorizar-os-servidores-do-pju/ – Foram encerrados 35 milhões de processos e proferidas 33 milhões de sentenças.

https://sintaj.org/proxima-assembleia-do-sintaj-sera-no-dia-15-06/ – A próxima Assembleia Geral Extraordinária será realizada no dia 15 de junho (sábado) e terá como pauta os Informes sobre o PCCS e reajuste linear.

https://sintaj.org/informativos/sintaj-alerta-para-golpe-via-whatsapp/ – O SINTAJ alerta que não está encaminhando mensagens via WhatsApp relacionadas à autorização e liberação do pagamento dos passivos.

https://www.sindjus.com.br/justica-em-numeros-2024-destaca-produtividade-dos-servidores-do-tjrs-e-aumento-da-carga-de-trabalho/20665/ – O estudo aponta que o Tribunal de Justiça do Rio Grande do Sul, o quarto maior do país, é o mais produtivo de todo o país.

https://www.sinjus.org.br/sinjus-vai-celebrar-35-anos-de-luta-com-sorteio-especial-e-recepcao-na-sede/ – Está sendo preparado um sorteio com diversos prêmios incríveis, no dia 25 de junho.

https://www.sinpojud.org.br/subpage.php?id=20815_04-06-2024_sindicato-convida-filiados-para-forr-jud-dia-14-06#not-cias – O Sinpojud convida seus filiados para o Forró Jud, tradicional festa junina dos servidores do Poder Judiciário da Bahia.

https://www.sinpojud.org.br/subpage.php?id=20830_07-06-2024_sinpojud-entra-com-pedido-administrativo-que-contempla-coordenadores-das-centrais-de-mandados#not-cias – No documento, o Sinpojud solicita à presidência do TJBA a criação de uma Resolução e/ou Decreto Judiciário para estender a CET aos Coordenadores das Centrais de Mandados.

https://sinjufego.org.br/index.php/publicacoes/9359-reforma-da-previdencia-continuidade-do-julgamento-no-stf-previsto-para-13-06 – Supremo agendou para 13/06 a continuidade do julgamento das ações diretas de inconstitucionalidade (ADIs) contra a Emenda Constitucional nº 103/2019, a última reforma da Previdência.

Clipping 10 de junho

https://www.cnj.jus.br/ato-formaliza-repasse-de-r180-milhoes-do-judiciario-aos-municipios-em-calamidade-no-rs/ – Também foi anunciado que o Judiciário suspendeu o pagamento dos precatórios das prefeituras em calamidade pública e do estado até o final deste ano.

https://www.fenassojaf.org.br/noticias/entidades-seguem-atuantes-pelo-reconhecimento-do-risco-da-atividade – As entidades nacionais – Afojebra, Fenassojaf e Fesojus-BR seguem com a união em favor das principais bandeiras de luta dos Oficiais de Justiça.

https://portal.stf.jus.br/noticias/verNoticiaDetalhe.asp?idConteudo=545882&ori=1 – Supremo discutirá uso de ferramentas de monitoramento secreto nesta segunda-feira (10).

https://www.cnj.jus.br/8o-balanco-aponta-avancos-do-judiciario-em-politica-de-sustentabilidade-e-acessibilidade/ – Balanço da Sustentabilidade do Poder Judiciário reflete a noção de sustentabilidade incorporada, ano a ano, na cultura organizacional da Justiça brasileira. 

https://sintrajufe.org.br/sindicatos-cut-e-juristas-ajuizam-acao-para-cobrar-providencias-de-melo-no-pos-enchente-em-porto-alegre/ – Agora, o objetivo é mitigar ao máximo os efeitos do que ocorreu para a população atingida.

https://www.cnj.jus.br/justica-paulista-convida-pessoas-com-conhecimento-em-libras-para-participar-das-eleicoes-2024/ – Para participar, basta acessar o site do TRE-SP e preencher um formulário de inscrição específico para pessoas voluntárias com conhecimento em Libras. O prazo para inscrição vai até 14 de junho. 

https://www.cnj.jus.br/segue-ate-28-6-prazo-para-financiar-bolsas-de-estudos-para-magistratura/ – O projeto de concessão de bolsas faz parte do Programa de Ação Afirmativa do CNJ, voltada à garantia de condições mais competitivas e igualitárias nos concursos públicos do Poder Judiciário.

https://www.instagram.com/p/C7_oFb3qpFN/ – A imunização é um dos pilares mais fundamentais para a saúde pública. 

https://sindijuspr.org.br/Default/Noticias/14096 – Encontro de dirigentes vai discutir novas ações do Estado de Greve.

https://sindijuspr.org.br/Default/Noticias/14097 – SindijusPR planeja ações na próxima semana.

https://www.oabrj.org.br/eventos/animais-catastrofes – Evento abordando o tema com especialistas será neste dia 10 na OAB.

https://www.stj.jus.br/sites/portalp/Paginas/Comunicacao/Noticias/2024/09062024-Saude-cancelada-a-jurisprudencia-do-STJ-sobre-rescisao-unilateral-de-planos-de-assistencia-medica.aspx – Nas últimas semanas, o Brasil se viu em meio a uma discussão que atinge diretamente a vida, o bem-estar e o planejamento de pessoas e famílias: o cancelamento unilateral de contratos de planos de saúde.

Clipping 07 de junho

https://www.cnj.jus.br/tribunais-ja-destinaram-quase-r-180-milhoes-ao-rio-grande-do-sul/ – O repasse emergencial dos valores foi autorizado pelo Conselho Nacional de Justiça.

https://www.cnj.jus.br/juizes-e-juizas-alem-de-servidores-e-servidoras-podem-participar-de-pesquisa-sobre-ia-ate-15-6/ – O instrumento pretende compreender experiências, opiniões e sugestões das pessoas que atuam diretamente no Judiciário sobre os recursos oferecidos por esses tipos de ferramentas.

https://www.cnj.jus.br/justica-militar-gaucha-adere-ao-pacto-nacional-do-judiciario-pela-linguagem-simples/ – Objetivo é adotar linguagem simples, direta e compreensível a todos os cidadãos na produção das decisões judiciais e na comunicação geral com a sociedade.

https://www.fenassojaf.org.br/noticias/isencao-de-tributos-para-aquisicao-de-veiculos-deputado-coronel-meira-solicita-estimativa-de-impacto-orcamentario-do-pl-641-23 – Projeto prevê a isenção de tributos de IPI, PIS/PASEP, COFINS e de importações nas operações de crédito para a aquisição de veículos automotores nacionais e/ou importados adquiridos por servidores da segurança pública e Oficiais de Justiça.

https://sintrajufe.org.br/em-media-215-servidores-publicos-federais-se-afastam-todos-os-anos-por-problemas-de-saude-mental/ – Fatores como baixa flexibilidade para mudar de equipe e sobrecarga de trabalho, causada pela falta de novos servidores, podem agravar o sofrimento psicológico.

https://amaerj.org.br/noticias/lancamento-do-13o-premio-amaerj-patricia-acioli-ressalta-a-importancia-de-destacar-iniciativas-em-prol-dos-direitos-humanos/ – Os direitos humanos são fundamentais. Esse ano ficará marcado pela catástrofe do Rio Grande do Sul. Foi neste mesmo momento, de imensa tristeza, que ações pelo país inteiro começaram a surgir para ajudar a população gaúcha.

https://www.sinjus.org.br/sinjus-mg-chega-aos-35-anos-como-referencia-de-luta-e-representatividade/ – Todos esses marcos mostram a importância de 1989 como um ano de grandes transformações políticas, sociais e culturais ao redor do mundo. E foi também nesse ano que nasceu o SINJUS-MG. 

https://www.sinpojud.org.br/subpage.php?id=20818_04-06-2024_participe-da-pesquisa-sobre-ass-dio-e-discrimina-o-do-tjba#not-cias – Objetivo é monitorar, avaliar e fiscalizar a implementação dessa política, além de obter um diagnóstico detalhado das práticas de assédio e discriminação dentro do Judiciário baiano.

https://www.sinpojud.org.br/subpage.php?id=20817_04-06-2024_comunicado-verbas-juninas-e-natalinas#not-cias – Apenas as comarcas que já prestaram contas dos gastos referentes às verbas junina e natalina de 2023 terão direito a receber as verbas em 2024.

http://sindjusticaceara.org.br/2024/06/04/plano-de-cargos-quer-reformar-e-hora-de-se-mobilizar/ – Diretoria Colegiada do SindJustiça Ceará convoca todos os servidores a se somarem nas lutas e mobilizações encampadas pela entidade.

https://serjal.com.br/conteudo/2594/parceria-entre-o-serjal-e-umj-garante-mais-um-curso-com-de-gratuidade – Pela segunda vez em 2024, a parceria entre o Serjal e o Centro Universitário Mário Pontes Jucá (UMJ) oferece aos servidores sindicalizados a oportunidade de capacitação com 100% de desconto.

https://sindjudpe.org.br/sindjud-pe-solicita-reajuste-urgente-nos-valores-de-reembolso-do-auxilio-saude-no-tjpe/ – A falta de reajuste nos valores da tabela está onerando significativamente os servidores, especialmente diante dos aumentos anuais nos custos dos planos de saúde, que chegam a superar a inflação oficial. 

https://fenajufe.org.br/noticias/noticias-da-fenajufe/10574-em-reuniao-da-frente-parlamentar-fenajufe-pede-apoio-para-acoes-no-dia-20-definido-como-dia-nacional-de-luta-na-plenaria-de-natalAções de mobilização estão programadas para ocorrer nos estados visando a construção de um dia nacional de luta das servidoras (es) públicos em Brasília.

Clipping 06 de junho

https://www.camara.rio/comunicacao/noticias/2205-camara-sustentavel-legislativo-carioca-realiza-acao-para-promover-a-conscientizacao-ambiental-na-cidade – Nesta quinta-feira (6) a Câmara do Rio promove uma ação que buscará conscientizar servidores e visitantes no Palácio Pedro Ernesto. A instituição possui o primeiro prédio público do país a obter e renovar a “Certificação Lixo Zero”.

https://www.tjrj.jus.br/web/guest/noticias/noticia/-/visualizar-conteudo/5111210/402352977 – TJRJ distribui sementes e livros em comemoração ao Dia Mundial do Meio Ambiente.

https://www.sinjus.org.br/apos-solicitacao-do-sinjus-tjmg-flexibiliza-jornada-de-trabalho-dos-servidores/ – A partir de agora, os servidores poderão cumprir as suas jornadas de 6 horas e de 8 horas diárias dentro do intervalo das 7h às 20h, com início e término a serem alinhados com o gestor imediato, de acordo com a realidade de cada setor.

https://portal.stf.jus.br/noticias/verNoticiaDetalhe.asp?idConteudo=545137&ori=1 – Parentes podem ocupar chefia do Legislativo e do Executivo simultaneamente, decide STF

https://www.camara.rio/comunicacao/noticias/2216-aprovado-projeto-que-concede-gratuidades-no-transporte-publico-para-pessoas-em-tratamento-de-doencas-cronicas – A matéria agora segue para sanção ou veto do prefeito Eduardo Paes.

https://www.oabrj.org.br/noticias/comissao-prerrogativas-busca-tj-forma-segura-se-apurar-violacoes-ocorrem-processos – A ideia é unificar os procedimentos que valem para os processos. 

https://www.instagram.com/p/C719nDGuwns/ – Governo pediu a prisão da dirigente sindical pela manutenção da Greve na Educação.

https://sintrajufe.org.br/dia-mundial-do-meio-ambiente-eventos-extremos-devem-servir-de-alerta-sobre-necessidade-de-mudancas/ – No Rio Grande do Sul, logo após a maior enchente da história do estado, um novo alerta sobre o que vem acontecendo com o clima – agravado pela falta de políticas públicas de proteção.

https://sindjustica.com/2024/06/06/diretores-do-sindjustica-participam-do-xiii-congresso-ordinario-da-fenajud-2/ – Além das diretrizes de atuação da Fenajud nos próximos anos e da eleição dos novos coordenadores, os congressistas participarão de palestras.

http://sisjern.org.br/2017/noticia_mostrar.asp?s=020417071C00011D0B051C011D090B1F1E061E1C0E1D495D575A5D – Por maioria, trabalhadores do judiciário potiguar recusam proposta apresentada pelo TJRN.

https://www.sinpojud.org.br/subpage.php?id=20820_05-06-2024_entidades-assinam-termo-de-acordo-sobre-minuta-do-novo-pccs#not-cias – O plano será implantado em oito anos, prevendo a possibilidade de progressão por merecimento/capacitação em até 16 padrões, o recebimento de valores por substituições, o abono pecuniário e a diminuição da diferença entre os cargos técnicos e analistas judiciários.

http://sindjusticaceara.org.br/2024/06/05/atencao-servidor-mostre-que-voce-tambem-esta-na-luta/ – SindJustiça Ceará solicita que você, em seu local de trabalho (quer seja ele em alguma unidade judiciária, quer seja em teletrabalho), vestido com a camisa do PCCR e/ou segurando um cartaz em defesa do PCCR, registre o momento e mande sua foto para que possamos divulgar seu apoio!

Clipping 05 de junho

https://www.cnj.jus.br/dia-mundial-do-meio-ambiente-evento-promove-judiciario-sustentavel-e-premia-iniciativas/ – No Dia Mundial do Meio Ambiente, comemorado nesta quarta-feira (5/6), o Conselho Nacional de Justiça (CNJ) promove a 2ª edição do evento Judiciário Sustentável, com o lançamento do 8º Balanço de Sustentabilidade do Poder Judiciário. 

https://www.migalhas.com.br/quentes/408355/tse-permite-biometria-para-buscar-beneficiarios-do-bolsa-familia-do-rs – Os beneficiários do Bolsa Família do estado do Rio Grande do Sul que perderam seus documentos poderão garantir o recebimento do benefício com a identificação por meio dos serviços de conferência biométrica da Justiça Eleitoral.

https://amaerj.org.br/noticias/juizes-do-estado-do-rio-de-janeiro-sao-os-mais-produtivos-do-pais-aponta-cnj/ – O desempenho dos juízes fluminenses é 53% superior à média nacional.

https://www.cnj.jus.br/corregedoria-nacional-de-justica-atualiza-regras-de-protestos-extrajudiciais-no-pais/ – Norma disciplina procedimentos de protestos no Código de Normas da Corregedoria Nacional de Justiça, como, por exemplo, a possibilidade de o credor escolher o local do pagamento do título em protesto.

https://www.fenassojaf.org.br/noticias/certificados-do-25-congresso-internacional-serao-remetidos-ainda-nesta-semana-aos-oficiais-de-justica-brasileiros – 100 Oficiais de Justiça brasileiros que participaram do 25º Congresso Internacional no Rio de Janeiro terão o certificado do evento até o final desta semana.

https://www.cnj.jus.br/cnj-lanca-pesquisa-sobre-tramitacao-de-processos-relacionados-as-pessoas-idosas/ – O comitê faz parte da estratégia de implementação da Política Judiciária sobre Pessoas Idosas e suas Interseccionalidades no Poder Judiciário.

https://sintrajufe.org.br/mpt-rs-publica-recomendacoes-sobre-saude-e-seguranca-para-trabalhadores-em-razao-da-calamidade-no-rs/ – São 17 itens a serem observados na retomada das atividades.

https://sindijuspr.org.br/Default/Noticias/14090 – Luta dos servidores destrava dois índices de reposição da inflação.

https://sindjusdf.org.br/2024/06/04/sindjus-atua-no-senado-pela-regulamentacao-do-adicional-de-atividade-penosa-mas-pl-429-2024-e-retirado-de-pauta/ – Sindjus vai procurar o senador Rogerio Marinho para explicar a importância deste projeto com a emenda que garante a implementação do Adicional de Atividade Penosa para servidores e magistrados que atuam em locais que o justifiquem.

http://sindjusticaceara.org.br/2024/06/04/plano-de-cargos-quer-reformar-e-hora-de-se-mobilizar/ – Passo mais importante agora é ampliar a participação da categoria, pois não se pode perder de vista que a reforma do PCCR é uma luta coletiva e seu êxito depende da participação e da contribuição de cada servidor.

https://sindju.org.br/avaliacao-de-desempenho-dos-servidores-e-pauta-de-pedido-feito-pelo-sindju/ – Avaliação de desempenho deve ser um processo sistemático e formal, focado em detectar necessidades de treinamento e desenvolvimento, além de contribuir para a eficiência do Poder Judiciário.