Empréstimo para o Rio depende de derrubada de liminar contra privatização da Cedae

O governador do Rio de Janeiro, Luiz Fernando Pezão disse que espera ainda nesta semana conseguir publicar edital para pegar empréstimo de R$ 3,5 bilhões. É com esse dinheiro que o governo espera colocar os salários dos servidores e fornecedores em dia.

O empréstimo faz parte do acordo de recuperação fiscal assinado com o governo federal e vai usar ações da Companhia de Águas e Esgotos como garantia para o pagamento da dívida.

De acordo com o governo, agora é preciso derrubar a decisão liminar da justiça do trabalho que suspendeu o processo de privatização na última sexta-feira.

A decisão foi dada com base em artigo da Constituição estadual que determina que, em caso de privatização de empresa pública, os empregados terão “preferência, em igualdade de condições, para assumir as empresas sob a forma de cooperativas”.

O governador disse que a procuradoria já está recorrendo desta liminar para liberar o empréstimo.

Pezão disse ainda que assim que o edital for publicado terá efeito imediato na área de segurança

O governador falou sobre esse empréstimo hoje mais cedo no prédio da Justiça Federal. Ele foi chamado como testemunha de defesa do ex-governador Sérgio Cabral.

O ex-secretário de segurança, José Mariano Beltrame, também compareceu a sétima vara federal para ser testemunha de defesa e na saída evitou falar sobre a atual crise na segurança e comentar o trabalho do seu sucessor.

FONTE: http://radioagencianacional.ebc.com.br/politica/audio/2017-10/emprestimo-para-o-rio-depende-de-derrubada-de-liminar-contra-privatizacao-da