ESCOLAS ESTADUAIS AMEAÇADAS DE FECHAMENTO VÃO PROTESTAR NA ALERJ NESTA QUINTA, DIA 2 DE JUNHO

Os profissionais de educação e alunos das 22 escolas estaduais ameaçadas ter suas portas fechadas pela Secretaria de Estado de Educação (SEEDUC) farão um ato na Alerj nesta quinta-feira, dia 2 de junho, a partir das 18h. Eles vão denunciar aos deputados e à Comissão de Educação e Cultura da Assembleia Legislativa que o governo estadual está promovendo uma redução de vagas na rede estadual com o fechamento destas escolas, previsto para o final do mês de julho.

O anúncio da extinção de 22 unidades e a transferência de alunos e profissionais para outras escolas, sem qualquer aviso, está causando revolta entre profissionais e alunos. Para eles, a transferência para outras escolas pode resultar numa superlotação de turmas e em problemas de deslocamento já que algumas das unidades de destino são localizadas em pontos de difícil acesso e, até mesmo, em áreas consideradas de risco.

O Sepe já está estudando as maneiras de acionar o Ministério Público Estadual contra a medida da SEEDUC, por entender que as autoridades educacionais estão promovendo uma redução no quantitativo de vagas para os alunos trabalhadores que necessitam estudar no período noturno. (informações do Sepe-RJ)