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NOTA À CATEGORIA NOVO SITE

A partir desta segunda-feira, 8, o novo site estará funcionando, após mudanças necessárias para tornar o acesso mais simples e para dotá-lo de novas ferramentas. Conheça as principais mudanças.

a) FALA SERVIDOR – A primeira novidade é o retorno do Fala Servidor, importante instrumento de voz da categoria, que havia sido calado na gestão anterior. O servidor voltará a ter espaço para se manifestar, criticar, reclamar, dar sugestões e obter explicações e orientações sobre os temas que afetam a sua vida funcional.

b) APOSENTADOS E PENSIONISTAS – Teremos um espaço destinado especificamente para os aposentados e pensionistas, com informações sobre assuntos específicos de interesse destes segmentos, como a PEC 555, reajuste constitucional, a luta pelos benefícios, o acompanhamento de medidas adotadas em outros tribunais em prol dos aposentados e pensionistas, jurisprudência específica, paridade, Tema 439 do TF e outros assuntos pertinentes. Além disso, vamos agendar ainda nesta semana uma reunião com uma comissão de aposentados para conversarmos sobre a pauta específica. Assim que agendarmos, divulgaremos em nosso site.

c) AGENDAMENTO JURÍDICO ON LINE – Uma de nossas promessas de campanha, o agendamento on line do Departamento Jurídico já está funcionando. Basta acessar o nosso site e escolher o dia e hora em que você quer ser atendido, em um ambiente reservado e sem filas. Além disso, como também prometemos em campanha, os servidores passarão a ser atendidos diretamente pelos advogados, e não mais por estagiários.

d) BANCO DE PERMUTAS – O nosso site trará também em destaque e com facilidade de acesso um espaço para Permutas, facilitando a vida dos servidores que querem mudar de serventia e precisam encontrar colegas em outras comarcas.

e) TV SIND-JUSTIÇA – Outra promessa de campanha, a TV Sind-Justiça retornará e já teremos novos vídeos nos próximos dias, dando maior agilidade e visibilidade à informação e será de extrema utilidade para divulgação de nossas lutas, principalmente as lutas de maior porte, como a reforma administrativa e a reforma previdenciária, cujo alcance precisa ser maior para atingir todos os brasileiros e não apenas os servidores do nosso próprio Tribunal. E os vídeos têm um poder de divulgação muito maior do que os textos.

LUTA CONTRA AS REFORMAS

Como todos sabem, os governos, tanto estadual quanto federal, estão empenhados em fazer aprovar as reformas que irão prejudicar não somente a nós, como a todos os brasileiros. Tínhamos preparado um grande projeto de luta contra as reformas, que, infelizmente, tivemos que adaptar, diante do descalabro financeiro que encontramos no Sindicato. Seguem abaixo as novas medidas que tomaremos na luta contra estas reformas:

a) Estaremos na Alerj, conversando com os deputados, inclusive com o deputado do Novo que propõe mais um aumento da taxa previdenciária, e vamos tentar agendar uma reunião com o Presidente da Alerj sobre as reformas

b) Iremos a Brasília, para conversar com os deputados e senadores sobre a reforma, juntamente com representantes de outros sindicatos, buscando apoio e levando argumentos e dados contra a reforma

c) Vamos propor um trabalho de pressão constante em cima dos deputados e senadores, feitas por servidores e sindicatos locais, em todo o Brasil, nas suas residências e em seus gabinetes e escritórios políticos

d) Vamos encaminhar para a mídia, principalmente Rádio e TV, notas oficiais do Sind-Justiça contra as reformas, com explicações técnicas, para impedir que apenas a voz oficial dos governos seja ouvida pela população.

e) Vamos procurar outras entidades de servidores do Rio e de todo o Brasil e vamos nos reunir com a Fenajud para traçar linhas comuns de luta, para que tenham impacto nacional, já que a pauta é nacional

f) Vamos fazer contato com cursos preparatórios de concurso, para que se unam a nós nesta luta, através de manifestações, protestos e mobilização diária em todo o País

g) Vamos preparar textos explicativos, curtos e objetivos, que serão distribuídos em todos os locais e deixados em ambientes de grande movimentação de pessoas e compartilhados nas redes sociais, para conscientizar os servidores e a população sobre os riscos e perigos das reformas para a sociedade

h) Vamos utilizar bastante a nossa TV SIND-JUSTIÇA, que retorna conforme nossa promessa de campanha, e será extremamente útil na luta contra as reformas administrativa e previdenciária, preparando vídeos institucionais do Sind-Justiça, criativos e objetivos, para alertar a população e os servidores sobre os riscos destas reformas. Vídeos são muito mais acessados do que textos. E todos nós divulgaremos através dos nossos canais particulares. Além disso, o Sind-Justiça enviará para todos os sindicatos do país.

i) A categoria participará ativamente do projeto, não apenas divulgando e compartilhando o material que produziremos, mas através da participação em atos de protesto, juntamente com as demais categorias, tomando-setodas as precauções possíveis, num segundo momento, logo depois de reunirmos as entidades e prepararmos o material de divulgação contra as reformas. É importante saber que vivemos um momento atípico, em que a pandemia pode ser usada por estes governos para facilitar a aprovação destas medidas, contando com uma reação menor dos servidores. E não podemos permitir que isso aconteça.

NOVA GESTÃO DO TJ

Tendo em vista a posse da nova gestão do Tribunal, ocorrida na última sexta-feira, em que os diretores gerais Magali Monteiro, André Parkinson e Alzimar Andrade estiveram presentes, representando a categoria, o Sind-Justiça está providenciando o agendamento de reuniões com o Presidente e com o Corregedor. São muitos os assuntos que temos que tratar:

a) CORREGEDORIA – Ordem de Serviço 01/2021 (sobre o trabalho presencial), Novo código de normas implementado no fim da gestão anterior, Edital de remoção voluntária, esvaziamento das serventias, necessidade de novo concurso, situação precária das equipes técnicas, plantão noturno x Ojas, desvio de função dos técnicos etc

b) PRESIDÊNCIA – Pauta dos Aposentados, reajuste de salários e de benefícios, novo plano de cargos e salários, solução para a ADI 3782, mudanças nas regras das audiências de custódia, gratificação de encarregados, reavaliação da gratificação dos substitutos, a revogação do ato que determina a validação em todas as assinaturas, a retomada do concurso público, a necessidade urgente de um novo plano de cargos etc

ATENDIMENTO PRESENCIAL

A partir desta terça, 9, o Sind-Justiça aumentará gradualmente a quantidade de funcionários em trabalho presencial, a fim de atender à demanda dos servidores, sempre tomando todas as medidas de proteção em relação ao Coronavírus. A Diretora de Aposentados, Mariangela Monteiro; a Diretora de Saúde, Regina Fidélis; e o Diretor Jurídico, Daniel Nascimento, estão organizando e estruturando os seus departamentos, para melhor atender ao servidor. Com isso, o atendimento presencial aos colegas que necessitam emergencialmente de ajuda será mais rápido. Ainda assim, por uma questão de cautela e proteção, pedimos aos colegas que só venham ao Sindicato se o seu problema não puder ser resolvido através dos nossos canais de comunicação: e-mail: sindjustica@sindjustica.org.br e tel (21) 3528-1200

AGENDA DESTA SEMANA

• Reunião com o Presidente do TCE, juntamente com representantes dos escrivães.

• Reunião na Comarca de Friburgo, atendendo a pedido dos colegas Ojas, tendo em vista a situação crítica da Comarca e da região, agravada pelos plantões noturnos

• Reunião com os colegas de Barra do Piraí

• Reunião com o Mosap – Movimento Nacional dos Servidores Públicos Aposentados, para tratar de diversos assuntos, em especial a PEC 555

• Reunião com o Síndico do prédio do Sindicato, para ultimar os detalhes do conserto emergencial do vazamento da laje, pois temos várias salas inutilizadas por conta deste vazamento, que ocorreu há alguns meses

• Reunião com representantes das seguradoras, tendo em vista a ocorrência de servidores reclamando por erros no procedimento dos seguros

• Reunião com os responsáveis pelo Curso de Inglês dos aposentados, para que passe a atender a todas os aposentados associados on line

• Agendamento de reunião com Presidência e Corregedoria

• Agendamento de reunião com Aposentados, Encarregados e Substitutos

• Reunião com a banca de advogados trabalhistas, para orientação sobre as mudanças no atendimento do Sindicato.

• Reunião com a Comissão de Empregados do Sindicato, para tratar de questões como atestado médico, férias, hora extra etc

• Reunião com representante da Fenajud

• Reunião com a Banca de Brasília, para tratar do contrato. Em nossa gestão anterior, o contrato previa um valor para que fizessem 12 ações por ano no Rio e mais 12 ações em Brasília, além de cuidar dos processos que tramitam em Brasília. A gestão anterior aumentou o valor do contrato em cerca de 33% para incluir “notas técnicas” sem a menor necessidade sobre assuntos simples, como perguntar “o que aconteceria se o governador vetasse determinado projeto” e, ao mesmo tempo, reduziram as ações para apenas 3 no Rio e 3 em Brasília, o que não nos atende, evidentemente, e precisamos corrigir mais este equívoco da gestão anterior.

Independentemente da agenda acima, o trabalho de base vem sendo feito regularmente todos os dias pelos nossos diretores, tomando-se todos os cuidados por causa da pandemia.

Estamos indo às comarcas, levando informações e ouvindo os colegas. O diretor de Formação Sindical, Wallace Jaña, a diretora geral Magali Monteiro e outros diretores já estiveram nas comarcas/Regionais de Niterói, São Gonçalo, Itaboraí, Rio Bonito, Maricá, Magé, Friburgo, Barra da Tijuca, Jacarepaguá, Capital etc

A partir desta semana, com a intensificação da campanha contra as reformas, iremos a todas as comarcas, para divulgar e convocar a categoria para a luta. Os nossos diretores aposentados, titulares e suplentes, têm sido de grande ajuda neste trabalho.

Por fim, ressaltamos que ainda estamos em fase de ajustes finais e acertos nas ferramentas disponibilizadas no novo site. Pedimos aos colegas que encaminhem ao Sindicato as suas sugestões de melhoria.

SIND-JUSTIÇA

DIREÇÃO GERAL
André Parkinson
Magali Monteiro
Alzimar Andrade


				

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