Alguns servidores ainda têm dúvidas sobre as promoções, que passarão a ocorrer a cada 12 meses. As novas regras terão início em janeiro de 2026, por causa do impacto orçamentário das novas promoções. Vamos entender porque é preciso suspender as promoções até dezembro.
O ciclo atual de promoção teve início em janeiro de 2024 e encerrou-se em junho de 2025, ou seja, TODOS os servidores tiveram uma promoção na regra de 18 meses, tendo sido promovidos uma vez entre janeiro de 2024 e junho de 2025. Como as regras mudam a partir de janeiro, se começássemos agora em julho um novo ciclo, só os seis primeiros grupos (julho a dezembro deste ano) teriam nova rodada de promoções na regra antiga, já que a partir de janeiro do ano que vem todos terão promoções com 12 meses, ou seja, o grupo que fosse promovido entre julho e dezembro de 2025 teria uma promoção a mais do que os outros.
Se houvesse nova promoção agora para este grupo de julho a dezembro, teríamos que esperar que todos os demais grupos também tivessem essa mesma promoção no novo ciclo de 18 meses que seria iniciado agora, para igualar, fazendo com que este novo ciclo de 18 meses se encerrasse somente em dezembro de 2026, e isso retardaria a implementação da nova promoção em 12 meses, prejudicando a todos.
É preciso entender que a categoria está passando por melhorias significativas na carreira e obtendo conquistas importantes, e o Sind-Justiça sempre vai agir pensando na coletividade. Neste momento, isso significa entender que é necessário suspender agora as promoções, para que todos possamos começar a nova regra a partir de janeiro em igualdade de condições, evitando-se questionamentos futuros que possam prejudicar a categoria e causar retrocessos. Contamos com a compreensão de todos.
SIND-JUSTIÇA
DIREÇÃO GERAL
Alzimar Andrade
Luiz Otávio Silveira
Ramon Carrera