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ABUSO AOS SERVIDORES DO GEAP

Mensagem do Servidor

Tenho 30 anos de TJ e mais de uma década fazendo GEAP, nos últimos anos nas Centrais de Arquivamento. De alguns meses para cá, estamos sofrendo desrespeito e abuso do setor que o controla DGFAJ. Primeiro acabaram com o cargo de Coordenador e a liberação de listas de trabalho ficou caótica. Recebemos processos repetidos, já trabalhados por outros. Pedíamos outra lista e pronto. Passaram a controlar nossas meta e somos glosados sem explicação, mesmo fazendo as 40 h e 120 processos. Também passamos a receber as listas cada vez mais tarde, dia 05 do mês, perdendo esses dias de trabalho e sem nenhum desconto em nossa meta. Este mês de dezembro chagamos ao ápice do desrespeito. Recebemos a lista dia 06 e o link com os documentos dia 09, passando a trabalhar somente a partir daí. Mudaram todo nosso trabalho, sem nenhuma explicação descente, com um vídeo de 2 minutos como tutorial, deixando todos os colegas atônitos, cheio de dúvidas e sem respaldo, além da meta passar para 320. Mas não parou ai. Agora recebemos os cálculos feitos pelo que soube, de contratados, para fazermos o serviço burocrático de juntar peças e arquivar, só que da lista recebida, 90% não encontramos os atos e cálculos na pasta compartilhada. Tentei falar com o Sindicato sobre o que estamos sofrendo e estou esperando até agora o contato do digníssimo Diretor Alzimar, pois foi dito que seria somente com ele para reportar a situação. Não sei de quem tenho mais vergonha; do TJ ou do Sindicato...

Resposta da Diretoria

Inicialmente, quanto ao fato de o problema precisar ser encaminhado ao Diretor Alzimar é porque este diretor é o que tem a incumbência, dentre os diretores do Sind, de fazer estes contatos com os departamentos do Tribunal, em busca de soluções para os problemas que surgem. Encaminhar o seu problema ao diretor de formação sindical ou ao diretor de esporte não irá solucionar o seu problema, porque eles têm outros problemas para resolver em suas áreas de atuação.

O diretor Alzimar sequer tinha conhecimento do seu problema e, mesmo que tivesse, isso não significa que as soluções chegariam automaticamente. Todos os problemas que nos chegam são tratados com a mesma disposição e dedicação e, graças a Deus, o Sind-Justiça tem solucionado a imensa maioria deles. Colabora para isso o fato de que os demais colegas, em geral, se reportam ao Sindicato e à Administração com respeito.

À guisa de esclarecimento, atendemos diariamente dezenas de colegas com todo tipo de problema, desde internação médica, falhas no pagamento, processos administrativos, descontos indevidos, assédio moral e sexual, necessidade de remoção, problemas na frequência etc. Além disso, trabalhamos diretamente junto à Administração sobre diversas pautas essenciais para os servidores, como o auxílio-medicamento, extensão de plantão aos aposentados, reformas do Sindicato, reservas da pousada... e trabalhamos ainda junto à Alerj, como projetos de lei de interesse da categoria; e junto ao Congresso, nas lutas envolvendo as PECs de nosso interesse, como o fim do desconto previdenciário dos aposentados, reforma administrativa, supersalários e outras.

Mesmo com tudo isso, sempre encontramos tempo para atender os servidores durante todo o dia, tanto presencialmente como por telefone, whatsapp e outras formas, 24h por dia. E sempre atendemos a todos. A maioria dos colegas, formada pela parcela que traz os seus problemas ao Sindicato com educação e respeito, entende que não é possível o Sind atender a todos imediatamente. Mesmo assim, todos são atendidos e os seus problemas, via de regra, são resolvidos.

Apenas para você entender melhor como funcionam as coisas aqui no Sindicato, temos, no momento, dentre diversos problemas emergenciais, a situação de uma colega que está de licença aleitamento e precisa emendar com a licença-prêmio e a magistrada só autoriza se houver Geap na serventia. Situação absurda, a qual estamos nos dedicando há quase duas semanas, em busca de uma solução, que esperamos conseguir hoje, em uma reunião já agendada. Outra colega, que possui filho PCD, sofreu um desconto equivocado no contracheque e está com enormes dificuldades financeiras por conta do erro e estamos correndo contra o tempo para conseguir uma folha suplementar a tempo. E estamos nesta luta há uma semana. São apenas dois exemplos dos problemas sérios que enfrentamos em caráter de urgência, todos os dias, na defesa dos colegas. E, você pode não acreditar, mas nenhuma delas ofendeu o Sindicato ou a Administração quando nos reportou o seu problema, o que mostra que isso é possível. Reflita.

Isso posto, informamos que não podemos levar à Administração uma reclamação recheada de insultos gratuitos ao Sindicato e à própria Administração, como ora ocorre com a sua mensagem, primeiramente porque a nossa gestão repudia veementemente toda forma de grosseria e insulto a colegas ou à Administração; em segundo lugar, porque isso geraria um efeito contrário e, ao contrário do que você espera, em vez de resolver o seu problema, geraria outros problemas, e, com certeza, não é esta a sua intenção.

Você pode ter a opinião que quiser sobre o Sindicato ou sobre a Administração, mas não tem o direito de ofender a ninguém em público desta forma, principalmente quando quer a ajuda do Sindicato para resolver o seu problema.  Assim sendo, vamos aguardar que você encaminhe nova mensagem, sem ofensas a quem quer que seja, e com termos educados, como fazem todos os colegas. Aí, como sempre fazemos, leremos o teor com todo carinho e atenção e levaremos prontamente à Administração, em busca de uma solução que atenda às suas necessidades, com a maior brevidade possível, pois é para isso que estamos aqui. Caso você não encaminhe um texto respeitoso, nós é que teremos vergonha por saber que existem dentre nós colegas que não sabem se expressar de forma educada, o que mancha a imagem de toda a categoria.

Tenha um ótimo dia.