GOVERNO DESRESPEITA ACORDO DE GREVE E CORTA PONTO DE SERVIDORES DA SAÚDE FEDERAL

Servidores da saúde federal dos hospitais que aderiram à greve da categoria — realizada em julho e agosto deste ano — denunciaram ao Sindsprev/RJ, na manhã desta segunda-feira (17/9), que o governo teria aprovisionado um corte de 50% a até 100% em seus vencimentos, referente a agosto, a ser efetuado no salário de setembro (pago no início de outubro). A informação foi repassada por servidores que acessaram o Siapenet, onde consta a ‘prévia’ dos contracheques de setembro já com o desconto, o que gerou grande indignação na categoria.

Diante da gravidade da situação, o Sindsprev/RJ reforça a convocação para a assembleia da saúde federal do próximo dia 27/09, às 17h, no auditório do Sindicato (Rua Joaquim Silva, 98, Lapa). O comparecimento de todos é fundamental. É o salário de todos que está em jogo. Uma comissão de representantes do Sindsprev/RJ irá a Brasília ainda esta semana para cobrar explicações do Ministério do Planejamento e exigir a reversão do corte salarial.

“No final de agosto, o governo apresentou uma contraproposta que foi votada e aprovada pelos servidores. Na época, havia o consenso de que não seria feito qualquer corte de ponto, a partir da discussão, com os trabalhadores, da reposição do serviço represado durante a greve. Os servidores então fizeram a sua parte, que num primeiro momento foi aprovar o acordo, e agora exigem que o governo faça a dele”, explica a diretora do Sindsprev/RJ Lúcia Pádua. Segundo ela, se o governo mantiver o corte de salário, a categoria vai retomar a greve. “Trabalhamos com uma ideia muito simples, e isto significa que, se não tiver salário, não haverá trabalho”, disse.

No dia 5/09, em reunião com a Fenasps (federação nacional), a Condsef, CNTSS, Sinagencias e Sindsef-DF, o Secretário de Relações do Trabalho do Ministério do Planejamento, Sergio Mendonça, firmou compromisso de, em 12/09, efetuar a devolução dos salários descontados da greve na proporção de 50%, ficando a diferença para ser depositada após a conclusão de acordo entre as entidades sindicais e órgãos do governo. A folha salarial de setembro, no entanto, está sendo fechada com o desconto integral, segundo denúncias de servidores do Ministério da Saúde de todo o país. Servidores e sindicatos informam ainda que os RHs dizem que vão descontar primeiro para devolverem após as negociações.

Na última sexta-feira 14, a Fenasps enviou ofício ao secretário Mendonça, cobrando um posicionamento urgente sobre o assunto. Até a noite desta segunda-feira (17), o Planejamento ainda não havia respondido ao documento da federação. (informações do Sindsprev-RJ)