Filiado à FENAJUD, DIEESE e DIAP
Sindicato dos Servidores
do Poder Judiciário do Rio de Janeiro
Notícias Sindicais

INFLAÇÃO EM SP E RJ LIDERA ENTRE PRINCIPAIS CAPITAIS EM 2010

A alimentação foi o que mais pesou nos orçamentos dos brasileiros nas capitais paulista e fluminense no ano passado, segundo dados divulgados nesta terça-feira pela FGV (Fundação Getulio Vargas). O IPC-S (Índice de Preços ao Consumidor – Semanal) registrou alta de 6,61% no acumulado de 2010 em cada uma das duas cidades.

Em São Paulo, o indicador referente a alimentos registrou alta de 10,94%; o segundo item mais pesado nos bolsos dos paulistanos foi o transporte, que acumulou alta de 8,06%. Já no Rio de Janeiro, os alimentos subiram 9,11% ao longo de 2010, também seguidos pelos transportes (com alta de 6,86%).

Salvador foi a terceira colocada, com avanço de 6,55% no ano passado como um todo — alimentos e transporte também foram na capital baiana os maiores vilões da inflação. Em Recife os alimentos pesaram mais, mas em seguida vieram, neste caso, os itens de vestuário.

Em Belo Horizonte, alimentos e vestuário puxaram a inflação para cima em 2010 — o mesmo sendo verificado em Brasília. Em Porto Alegre, na contramão das outras capitais, o que mais subiu no ano passado como um todo foram os custos de saúde e cuidados pessoais, seguidos de educação, leitura e recreação. (informações do R7 Notícias)

Compartilhe