IR SAI MAIS CARO A CADA DIA DE ATRASO NA ENTREGA

Quem perdeu o prazo de envio da declaração do Imposto de Renda Pessoa Física (IRPF) 2011, encerrado às 23h59 de sexta-feira, deve regularizar a situação já a partir de hoje, por meio de programa colocado no ar a partir das 8h. Segundo a Receita Federal, o sistema permite cálculo das multas.

O custo é de 1% ao mês-calendário ou fração de atraso sobre o total do imposto devido apurado na declaração, ainda que integralmente pago. Sendo que o valor mínimo da multa é de R$ 165,74 e o máximo, de 20% do imposto devido. Portanto, quanto maior a demora no envio, maior é a multa.

O procedimento é o mesmo: o contribuinte deve baixar os programas IRPF 2011 e Receitanet e transmitir a declaração. No caso de quem optar por entrega em disqueteou pen drive, é preciso procurar unidade da Receita Federal. O Banco do Brasil e a Caixa não receberão as declarações em atraso. (informações de O Dia Online)