Skip to content

Maia vê pressão sobre deputados e critica divulgação da contagem de votos sobre reforma da Previdência

Para presidente da Câmara, é preciso contar votos, mas sem gerar publicidade. Aliados do governo têm dito que quantidade de votos pró-reforma está aumentando.

O presidente da Câmara, Rodrigo Maia (DEM-RJ), afirmou nesta quarta-feira (6) que a divulgação da contagem de votos favoráveis à reforma da Previdência “não ajuda” e provoca “pressão” sobre os deputados.
Um dos principais defensores da reforma, Maia vem participando de uma série de reuniões com líderes partidários e membros do governo na tentativa de aprovar as mudanças na aposentadoria ainda em 2017.
Nesta semana, tem sido frequente, após esses encontros, diversos líderes e aliados do Planalto comentarem que há um aumento no número de deputados favoráveis à proposta. Segundo Maia, em nenhuma dessas reuniões foram debatidos números.
“Eu acho que divulgar número não ajuda. O que a gente precisa é trabalhar o convencimento de cada parlamentar. E acho que ficar falando de número não ajuda muito nesse processo. Fica parecendo uma pressão sob os deputados”.
Segundo ele, contar votos é necessário, mas “sem gerar publicidade”. De acordo com o presidente da Câmara, saber o tamanho do apoio ajuda a votar a matéria com a clareza que não será derrotada.
“O que a gente precisa é contar voto, sem reserva, mas sem gerar publicidade para isso, porque isso não agrega em nada. Depois, gerar uma data para votar isso [a reforma da previdência]”.
O presidente ainda reafirmou que não sabe quando deve pautar a proposta para o plenário da Casa. Segundo o Blog da colunista do G1 Andréia Sadi, o presidente da Câmara disse a aliados que só vai definir o dia da votação quando estiver certo de que há, pelo menos, os 308 votos necessários para aprovar a PEC na Casa.
Ainda de acordo com o Blog, o presidente da Câmara disse aos deputados que não vai anunciar uma data para depois dizerem que ele recuou do compromisso. Por isso, o deputado do DEM repete que está fazendo conta, voto a voto, e que “não adianta atropelar”.

FONTE: https://g1.globo.com/politica/noticia/ficar-divulgando-numero-de-votos-nao-e-bom-diz-maia-sobre-negociacoes-para-a-previdencia.ghtml

Compartilhe:

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Veja Também

Outras Notícias

NOTA DE PESAR

Com enorme tristeza, comunicamos o falecimento do colega José Wilson Braga Tostes, ocorrido no dia 16/04/2024. José era bastante conhecido por todos pelo apelido de

NOTA DE PESAR

Com enorme tristeza, comunicamos o falecimento do colega NATANAEL DE SOUZA RAMOS, aposentado, da Comarca deCampos dos Goytacazes. Natanael sempre participava de todas as atividades