MAIO AMARELO: A PAZ NO TRÂNSITO COMEÇA POR VOCÊ

O Maio Amarelo tem como tema neste ano de 2024 “A Paz no trânsito começa por você”. O movimento nasceu com uma só proposta: chamar a atenção da sociedade para o alto índice de mortes e feridos no trânsito em todo o mundo. O objetivo é uma ação coordenada entre poder público e sociedade civil. Trata-se de uma ação da maior importância sobre a conscientização individual para os perigos e riscos existentes no trânsito.
O Maio Amarelo não apenas ressalta a relevância individual na promoção de um tráfego mais seguro, mas também enfatiza a necessidade de cada pessoa assumir sua parcela de responsabilidade para aprimorar as condições no trânsito. A iniciativa tem como objetivo sensibilizar a sociedade sobre a contribuição pessoal para a criação de um ambiente viário mais harmonioso e livre de acidentes, destacando a importância das ações individuais para o benefício coletivo.
De acordo com dados oficiais, o nome “Maio Amarelo” tem relação com as placas de sinalização de trânsito, que indica atenção e precaução. O amarelo simboliza atenção e, também, a sinalização e advertência no trânsito. Durante todo o mês de maio, diversas atividades são realizadas em todo o mundo com o propósito de orientar os motoristas, ciclistas, pedestres e passageiros sobre a importância de respeitar as leis de trânsito e adotar medidas que possam contribuir para a redução de acidentes e mortes.
Os acidentes e mortes no trânsito ainda são uma realidade alarmante no Brasil. Segundo dados do Ministério da Saúde, anualmente ocorrem cerca de 40 mil mortes no trânsito. Além disso, muitas pessoas sofrem lesões graves ou permanentes em acidentes de trânsito, o que impacta não apenas a vida delas, mas também de suas famílias e da sociedade como um todo.
É necessário adotar comportamentos seguros no trânsito, como respeitar os limites de velocidade, não dirigir sob efeito de álcool ou drogas, usar o cinto de segurança, cumprir as leis de trânsito e estar atento às condições das vias.
A Organização Mundial da Saúde (OMS) ressalta que a segurança no trânsito é uma responsabilidade de todos, não apenas dos motoristas, mas também de pedestres, ciclistas e motociclistas. O respeito pelas leis de trânsito e a adoção de comportamentos seguros ao utilizar as vias públicas são imprescindíveis para evitar acidentes e mortes.

(Fonte: Observatório Nacional de Segurança Viária – ONSV; www.gov.br)