MAIORIA DOS ESTADOS DESCUMPRE PISO NACIONAL DO MAGISTÉRIO

Um levantamento divulgado pela Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação (CNTE) aponta que 17 estados não cumprem o valor do piso nacional do magistério, definido em R$ 1.451 para 2012. Os dados foram repassados por sindicatos da categoria em cada unidade da Federação.

De acordo com a pesquisa, apenas São Paulo, Pernambuco, Pará, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Maranhão, Goiás e o Distrito Federal pagam aos seus professores o piso nacional definido por lei. Aprovada em 2008, a Lei do Piso estabeleceu uma remuneração mínima que deve ser paga aos professores com formação em nível médio e que atuam em escola pública com jornada semanal de 40 horas. A CNTE também identificou quais estados cumprem outro dispositivo da Lei do Piso, que determina que um terço da jornada do professor deverá ser reservada para atividades extraclasse.
.
Os dados dos sindicatos contradizem as informações divulgadas pelas secretarias de Educação. Uma das divergências é o entendimento do conceito de piso. De acordo com a lei, o valor do piso refere-se apenas ao vencimento inicial e não pode incluir outras gratificações que compõem a remuneração total. Segundo os sindicatos, algumas secretarias de Educação estão divulgando valores que se referem à remuneração total, e não ao piso. (informações do Núcleo Piratininga de Comunicação)