Filiado à FENAJUD, DIEESE e DIAP
Sindicato dos Servidores
do Poder Judiciário do Rio de Janeiro
destaque home

[NOTA DE GREVE 2]

⚖️ O primeiro dia de retomada das atividades do TJ-RJ foi marcado por diversas denúncias 😡 encaminhadas ao Sindjustiça-RJ:

😯 Falta de máscaras e demais equipamentos de proteção individual em algumas comarcas, tanto para servidores como para estagiários

😮 Ausência de álcool 70% nas serventias, e dispensers em áreas de circulação que não funcionam

😯 Servidoras e servidores que tiveram que levar filhos pequenos para o trabalho, já que as aulas não retornaram

😮 Ar condicionado fora das especificações estabelecidas pela Resolução 322 do Conselho Nacional de Justiça (CNJ)

😯 Serventia com falta de janelas que possibilitam uma ventilação

😮 Chefe de serventia tentando forçar servidores a comparecer presencialmente

😯 Um vídeo que circula pelas redes sociais mostra a imensa aglomeração para entrada no Fórum Central

⚠️ As denúncias são bastante graves porque relatam situações que colocam em risco a vida dos serventuários, estagiários e demais pessoas que circulam pelos espaços do Judiciário

 

🏛️ A prefeitura de São João de Meriti realizou, no Fórum local, ação de testagem para detecção de Covid-19. Resultado: 3 colegas tiveram a doença confirmada ‼️ Isso comprova que a retomada das atividades presenciais representará perigo real para nossa categoria ⚠️

🙋🙋‍♂️ Lembramos que nesta terça-feira (30) será realizada uma Assembleia Extraordinária online para a diretoria do Sindjustiça-RJ conversar com a categoria sobre o primeiro dia de greve e deliberar sobre ações importantes para o movimento.

📈 Por ser um movimento inédito, a apuração da adesão à greve de trabalho presencial é muito mais difícil do que nos outros movimentos, já que aqueles que aderirem ao movimento deverão preencher o ponto de greve (disponível no nosso site) e entregar ao sindicato apenas no final do movimento.

✅ O que foi apurado até o momento é que a adesão nos grandes centros é maior do que nas pequenas comarcas, até porque há diferenças de exposição entre as pequenas e as grandes cidades.

💬 No final da tarde desta segunda-feira (29) foi realizada uma reunião entre os diretores do Sindjustiça-RJ e o presidente da seccional do Rio de Janeiro da Ordem dos Advogados do Brasil (OABRJ), Luciano Bandeira, e Álvaro Quintão, que é secretário-geral e presidente da Comissão de Direitos Humanos da entidade. Foi um momento de diálogo e muitos esclarecimentos. O Sindjustiça-RJ irá apresentar uma petição enfatizando a sua posição à OABRJ.

🚌 Hoje foi noticiado que só na capital, 39 motoristas e cobradores já morreram de Covid-19 😓. Isso prova que o transporte público é um dos principais espaços de contaminação e representa enorme risco para os serventuários que precisariam do sistema para chegar até seus locais de trabalho.

🔆 Diante desse cenário, a greve de trabalho presencial dá aos serventuários que consideram importante preservar a própria vida¸ alguma chance de tentar se proteger.

🤝 O Sindjustiça-RJ tem recebido mensagens de apoio ao movimento da categoria, vindas de diversas entidades e de assembleias realizadas por servidores de outros estados.

🤚 É preciso reforçar que nosso movimento é pela vida dos serventuários e de seus entes amados!

Compartilhe