A nova presidente do Tribunal de Justiça do Estado do Rio de Janeiro (TJ-RJ), desembargadora Leila Mariano, toma posse hoje (4/2), às 13h, no plenário da Lâmina Central, no 10° andar da Avenida Erasmo Braga, 115, Centro. Atual diretora-geral da Escola da Magistratura do Estado do Rio de Janeiro (Emerj) e presidente da 2ª Câmara Cível do TJ, a desembargadora Leila Mariano é a primeira mulher a chefiar o Judiciário fluminense. Ela estará à frente do TJ-RJ no biênio 2013/2014.
Bacharel em direito pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UFRJ), mestre e doutoranda pela Universidade Estácio de Sá, a desembargadora é especialista em Direito Administrativo e Tributário. Ela ingressou no Judiciário estadual como servidora em 30 de dezembro de 1969, sempre atuando na área judicial e administrativa.
Em 2 de fevereiro de 1979, após aprovação em concurso, foi nomeada juíza de Direito e, em 15 de maio de 1997, foi promovida, por merecimento, ao cargo de juiz do Tribunal de Alçada Cível. Com a extinção dos tribunais de Alçada, ela foi promovida, por antiguidade, ao cargo de desembargadora e tomou posse no dia 2 de março de 1998.
Nascida no Rio de Janeiro, a desembargadora estudou no Instituto de Educação na década de 50 e foi professora primária. Ela é casada, tem uma filha e três netos. (informações do Jornal do Commercio)