A Fenajufe (Federação Nacional dos Trabalhadores do Judiciário Federal e Ministério Público da União) e os sindicatos devem ser recebidos pelo novo presidente do Supremo Tribunal Federal na segunda semana de dezembro. A informação é do diretor da federação e do Sindicato de São Paulo (Sintrajud), Antonio Melquiades, e foi dada a poucos minutos do início da cerimônia de posse do ministro Joaquim Barbosa na presidência do STF.
Presente no evento, Melqui contou que a construção do canal de comunicação com o novo presidente da Corte já vem acontecendo há alguns meses, e que foi intensificado nas últimas semanas.
Na reunião entre o presidente do STF e líderes partidários, ocorrida dia 14 de novembro, no gabinete de Ayres Britto, Melqui conversou com o novo presidente do Supremo. Na ocasião, tentou sensibilizá-lo para os problemas pelos quais estão passando os servidores, como o congelamento salarial e ressaltou ao ministro: “O poder Judiciário está sendo aviltado pelo Executivo”, devido a essa interferência do Planalto sobre a autonomia orçamentária e financeira do Judiciário. “Tentei demonstrar a ele o quanto teremos de trabalhar para solucionar os problemas”, contou Melqui.
A reunião aconteceu no último dia da “Semana Nacional da Indignação”, quando servidores de várias regiões do país demonstraram sua insatisfação com o veto orçamentário imposto por Dilma Rousseff (PT) sobre as verbas do próprio Judiciário. No mesmo dia, a Fenajufe oficializou a solicitação de audiência com o ministro Barbosa.
“O ministro me disse que não poderia nos receber nas duas primeiras semanas após a sua posse, por conta do julgamento do ‘Mensalão’. Mas, em caso de urgência, ele disse estar disposto a nos atender”, disse Melqui. (informações do Sintrajud-SP)