O Outubro Rosa é uma campanha global que acontece todos os anos, espalhando conscientização sobre o câncer de mama. Segundo o Instituto Nacional do Câncer (INCA), a doença atinge mais de 50 mil pessoas anualmente no Brasil.
Por isso, o Sindjustiça-RJ apoia a iniciativa e se propõe a disseminar informações para a categoria – e para toda a população – sobre maneiras de prevenir a doença.
“Essa é a segunda maior causa de mortes entre mulheres no Brasil, perdendo apenas para o tabagismo. O assunto é grave e queremos que os serventuários tenham conhecimento para se proteger do problema”, explica a diretora de saúde e condições do trabalho do sindicato, Gabriela Garrido.
Confira três formas efetivas de prevenir a doença
- Comece a fazer o autoexame logo nos primeiros anos da vida adulta
Segundo dados do Instituto Nacional do Câncer (INCA), 80% dos casos de câncer de mama são descobertos pela própria paciente, graças ao autoexame.
A prática consiste em apalpar seios, pescoço e axilas em busca de nódulos ou feridas, além de observar mudanças no formato e coloração dos mamilos e mamas.
É indispensável que o teste comece a ser feito por volta dos 20 anos, pelo menos uma vez por mês. Homens também precisam ficar atentos à região — afinal, embora mais raramente, também podem ser vítimas da doença.
- A mamografia é o caminho para salvar vidas
O exame precisa ser realizado anualmente a partir dos 40 anos de idade. O teste consiste em um mapeamento das mamas, que pode detectar nódulos muito pequenos. O procedimento dura 15 minutos em média.
A mamografia tem um enorme potencial de evitar mortes porque permite o diagnóstico do câncer em estágios iniciais. De acordo com o INCA, quando a doença é descoberta cedo, as chances de cura chegam a 95%.
- Adotar uma vida saudável pode evitar o problema
Embora ainda não se saiba exatamente o que causa o câncer de mama, pesquisadores de todo o mundo já encontraram relações entre hábitos que fazem mal a saúde.
Por isso, evitar o tabagismo e o consumo de álcool, se alimentar de forma saudável e praticar atividades físicas pode garantir muito mais qualidade de vida e saúde – além de ser uma ótima maneira de prevenir o câncer de mama!
Fonte: Sindjustiça-RJ