PISO REGIONAL DO RIO FICA PARA A SEGUNDA-FEIRA

Uma enxurrada de emendas — ao todo foram apresentadas 61 — fez o Projeto de Lei 2.790/09 que reajusta em 9% as nove faixas do piso regional de 2010 sair de pauta ontem (17) na Assembleia Legislativa do Rio (Alerj). A análise da proposta de aumento enviada pelo governador Sergio Cabral ficou para a próxima segunda-feira, dia 21 de dezembro, quando acontecerá a última sessão do ano antes do recesso parlamentar. O projeto tem que ser aprovado este ano para que o reajuste passe a valer a partir de 1º de janeiro próximo.

Entre as alterações está a apresentada pelo deputado Paulo Ramos (PDT), presidente da Comissão de Trabalho, que garantiria um aumento de 13,5% para o piso. A explicação para a concessão do novo percentual seria que ele se tornaria uma proposta intermediária entre reivindicações dos empregados, de 16,66%, e a apresentada pelo governo, de 9%. Reunião entre líderes de partidos e representantes de trabalhadores discutiu a proposta antes da sessão do plenário.

Representante da bancada dos trabalhares no Conselho Estadual de Trabalho e Renda, Bartolomeu França não teme que se os 13,5% forem aprovados acabem vetados pelo governador. “Se a proposta for aprovada, é sinal que houve uma articulação dos deputados, inclusive os da base do governo”, acredita o sindicalista. (informações do Dia Online)