Skip to content

Progressões e promoções automáticas: como funciona o procedimento de concessão?

Sancionada em novembro de 2019, a lei das progressões e promoções automáticas por temporalidade, uma importante conquista dos serventuários, entrou em vigor no dia 1º de janeiro. Desde então, o Sindjustiça-RJ vem recebendo uma série de dúvidas a respeito do processo de aplicação das novas regras.

Nesse sentido, o sindicato esclarece que as disposições da lei têm como ponto de partida a Lista de Antiguidades, na qual consta a situação de cada serventuário em 31 de dezembro de 2019. Ela deve ser divulgada ainda em janeiro e é com base nela que as progressões e promoções serão concedidas.

Após a divulgação, os serventuários que não concordarem com o conteúdo da lista poderão entrar com recursos, que serão posteriormente apreciados e julgados. Na prática, isso significa que há um caminho burocrático até que se chegue à versão final do documento.

A previsão é de que a lista definitiva venha a público, já com o resultado dos trâmites de apreciação e julgamento, entre maio e junho. A partir disso, todas as progressões e promoções a que os serventuários tiverem direito serão concedidas com base na nova lei e de forma retroativa.

Sendo assim, uma progressão que deveria ter sido feita em janeiro será concedida em junho, na ocasião da publicação da lista definitiva, com efeito retroativo a janeiro. E assim sucessivamente, até que se chegue à nova Lista de Antiguidades.

O Sindjustiça-RJ está acompanhando de perto o processo de aplicação das novas regras para garantir que ela se dê da forma mais ágil possível.

O 9º Conselho de Delegados está chegando!

A 9ª edição do Conselho de Delegados do Sindjustiça-RJ, importante espaço para a articulação das lutas dos serventuários, será realizado no dia 8 de fevereiro no auditório do sindicato.

No encontro, os delegados vão debater, entre outros pontos, as matérias de interesse dos servidores que tramitam no Congresso Nacional e a adesão da categoria às mobilizações nacionais contra os retrocessos.

Não deixe de acompanhar!

Serviço

9º Conselho de Delegados do Sindjustiça-RJ

Dia: 08/02/2020

Horário: Das 10h às 15h

Local: Auditório do Sindjustiça-RJ

Pauta:

  • Informes gerais sobre andamento da pauta interna
  • Panorama geral das matérias de interesse dos servidores públicos em tramitação no Congresso Nacional (PECs 186, 187 e 188/2019)
  • Resultado da Reunião Ampliada com as entidades sindicais
  • Adesão e mobilização para o dia 18/03 – Dia Nacional de Greve, Paralisação, Mobilização e Protestos da Classe Trabalhadora

Fonte: Sindjustiça-RJ

Compartilhe:

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on whatsapp
WhatsApp
Veja Também

Outras Notícias

NOTA DE PESAR

Comunicamos, com enorme tristeza, o falecimento da colega Priscilla Braga, ocorrido na manhã desta quinta, por complicações da Covid. Priscila estava lotada no Fórum da

VENDA DA LICENÇA TERMINA HOJE, 21

Termina hoje, 21 de maio, o prazo para venda da licença-prêmio! Por favor, compartilhem a informação e avisem aos colegas da serventia que estejam de

X