Progressões e promoções automáticas: como funciona o procedimento de concessão?

Sancionada em novembro de 2019, a lei das progressões e promoções automáticas por temporalidade, uma importante conquista dos serventuários, entrou em vigor no dia 1º de janeiro. Desde então, o Sindjustiça-RJ vem recebendo uma série de dúvidas a respeito do processo de aplicação das novas regras.

Nesse sentido, o sindicato esclarece que as disposições da lei têm como ponto de partida a Lista de Antiguidades, na qual consta a situação de cada serventuário em 31 de dezembro de 2019. Ela deve ser divulgada ainda em janeiro e é com base nela que as progressões e promoções serão concedidas.

Após a divulgação, os serventuários que não concordarem com o conteúdo da lista poderão entrar com recursos, que serão posteriormente apreciados e julgados. Na prática, isso significa que há um caminho burocrático até que se chegue à versão final do documento.

A previsão é de que a lista definitiva venha a público, já com o resultado dos trâmites de apreciação e julgamento, entre maio e junho. A partir disso, todas as progressões e promoções a que os serventuários tiverem direito serão concedidas com base na nova lei e de forma retroativa.

Sendo assim, uma progressão que deveria ter sido feita em janeiro será concedida em junho, na ocasião da publicação da lista definitiva, com efeito retroativo a janeiro. E assim sucessivamente, até que se chegue à nova Lista de Antiguidades.

O Sindjustiça-RJ está acompanhando de perto o processo de aplicação das novas regras para garantir que ela se dê da forma mais ágil possível.

O 9º Conselho de Delegados está chegando!

A 9ª edição do Conselho de Delegados do Sindjustiça-RJ, importante espaço para a articulação das lutas dos serventuários, será realizado no dia 8 de fevereiro no auditório do sindicato.

No encontro, os delegados vão debater, entre outros pontos, as matérias de interesse dos servidores que tramitam no Congresso Nacional e a adesão da categoria às mobilizações nacionais contra os retrocessos.

Não deixe de acompanhar!

9º Conselho de Delegados do Sindjustiça-RJ

Dia: 08/02/2020

Horário: Das 10h às 15h