SERVIDORES DO ESTADO LANÇAM CAMPANHA SALARIAL UNIFICADA

Numa manifestação convocada pelo Movimento Unificado dos Servidores do Estado (Muspe), na última quarta-feira (13/05), em frente à Secretaria de Planejamento, na Avenida Erasmo Braga, cerca de 2 mil servidores lançaram a Campanha Salarial Unificada do Funcionalismo do Estado. Os manifestantes exigiram ser recebidos pelo secretário de Planejamento, Sérgio Rui Barbosa, cuja assessoria informou estar “almoçando” naquele momento (13h30).

A pressão dos servidores, no entanto, fez com que uma comissão de sindicalistas fosse recebida pelo subsecretário Luiz Capela. Participaram do encontro, Júlio Tavares, do Sindsprev/RJ; Maria Beatriz, do Sepe; Elias José e André Amorim, dos Metroviários; Jorge Darzi, do Sinmed; e Márcio Silva, da Apefaetec. O encontro durou pouco mais de uma hora e, nele, os dirigentes sindicais reivindicaram: audiência imediata com o secretário de Planejamento, com a criação de mesas de negociação específicas por setor.

Segundo a avaliação de Júlio Tavares sobre a conversa com Capela, ficou claro que o governo pretende mudar de tática e passar a usar a desculpa dos efeitos da crise financeira internacional sobre a arrecadação como uma nova alegação para não atender às reivindicações. No ano passado, a desculpa era outra, o tamanho da folha de pagamentos, que não poderá ser repetida este ano já que dados oficiais informam que o gasto com salários do governo do estado do Rio é o menor de todo o país, apenas 24% da receita.

Na audiência com o subsecretário, os sindicalistas criticaram o governo pelo descumprimento das promessas de valorização dos servidores e fortalecimento do serviço público, entre outras, feitas na campanha eleitoral e não cumpridas. Para Júlio Tavares, é hora de todo o funcionalismo estadual mostrar a sua indignação com o governo Cabral, aumentar a sua participação na campanha com grandes manifestações que culminem com uma greve geral no estado. “Só nossa força e unidade vai conseguir arrancar do governo nossas reivindicações”, disse. (informações do Sindsprev/RJ)