Como forma de protesto, servidores do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra) e do Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA) doam 30 toneladas de alimentos. A manifestação acontece nesta quarta-feira (25/7) em todas as capitais e em outras cidades com superintendências regionais e unidades do Incra.
O objetivo é mostrar à população que a maioria dos alimentos que chega à mesa do brasileiro tem origem nos assentamentos da reforma agrária e na agricultura familiar.
Atualmente, cerca de 70% dos alimentos consumidos no país vêm dos assentamentos e de pequenos produtores rurais. No entanto, os servidores alertam que essa produção corre perigo, pois somente neste ano o Incra perdeu cerca de 25% de seu orçamento — passando de R$ 4 bilhões para R$ 3 bilhões.
Os servidores estão em greve há mais de um mês, com reivindicações que incluem criação de um plano de carreira, melhores condições de trabalho e equiparação de salário e benefícios com os servidores do Legislativo e Judiciário.
Em meio à greve, ocorreu troca na Presidência do Incra. Saiu Celso Lisboa de Lacerda e assumiu, na terça-feira (24), Carlos Guedes de Guedes. (informações da Radioagência NP)