Servidores do RJ protestam em frente ao Palácio Guanabara, na Zona Sul

Funcionários protestam contra atraso no pagamento dos salários. Os servidores só recebem nesta quinta-feira (5) a primeira parcela do salário de novembro.

Funcionários públicos do Estado do Rio de Janeiro fizeram um protesto em frente ao Palácio Guanabara, na Zona Sul do Rio, nesta quinta-feira (5). Por volta das 11h, eles saíram no Largo do Machado e caminharam em direção à sede do governo, em Laranjeiras.

O grupo protesta contra o atraso nos pagamentos de salários e pede a saída do governador Pezão. Eles reclamam que estão há 65 dias sem salário e trabalhando em condições precárias. Por causa do protesto, o policiamento está reforçado no local e o trânsito interditado. Gritos de “Fora, Pezão!”, “queremos salários” e “o servidor voltou” podiam ser ouvidos durante a manifestação, que estava pacífica e terminou por volta das 14h30.

Os servidores só recebem nesta quinta-feira (5) a primeira parcela do salário de novembro. Até o momento, o salário só foi pago para os servidores ativos e inativos da segurança, ativos da educação, da Procuradoria Geral do Estado do RJ, da Secretaria de Fazenda e parte dos funcionários ativos da Saúde. Os demais ainda aguardam o pagamento da primeira parcela, de R$ 316. A previsão é de que as demais parcelas sejam pagas até 17 de janeiro.

Por volta das 13h, o grupo negociava com assessores do palácio Guanabara para que uma comissão fosse recebida pelo governador Pezão, mas o pedido foi negado. Os manifestantes querem o pagamento integral até esta sexta-feira.

Governo do RJ paga a 1ª parcela dos salários de novembro, e servidores fazem protesto

Em função do protesto, estão interditadas a saída do Túnel Santa Bárbara para o Viaduto Engenheiro Noronha (que liga o Túnel e a Rua Pinheiro Machado) e também o trecho da Rua Pinheiro Machado, no sentido Botafogo, logo após a descida do Viaduto Engenheiro Noronha. De acordo com o Centro de Operações, a melhor opção para os motoristas que seguem do Centro para a Zona Sul é o Túnel Rebouças ou Via Expressa do Porto e depois o Aterro do Flamengo.

Em nota, a Secretaria de Estado e Fazenda informou que, “com o pagamento da primeira parcela, mais os valores depositados em dezembro de 2016, a folha salarial estará inteiramente quitada para 66% da folha líquida de R$ 2,1 bilhões e para 49% do funcionalismo público”.

Além disso, o texto da pasta diz que inicialmente estava previsto que o valor da parcela seria de R$ 264. O acréscimo para R$ 316 ocorreu devido ao aumento da arrecadação tributária prevista para o período.

Ainda de acordo com a Fazenda, receberam integralmente até 30 de dezembro os vencimentos de novembro os servidores ativos da Educação, da Procuradoria-Geral do Estado, da Secretaria de Estado de Fazenda e de Planejamento e Gestão e ativos e inativos da Segurança (Polícia Militar, Polícia Civil, Corpo de Bombeiros e Administração Penitenciária), além de parte dos servidores ativos da Secretaria de Saúde.

FONTE: http://g1.globo.com/rio-de-janeiro/noticia/servidores-do-rj-fazem-passeata-na-zona-sul-do-rio.ghtml