O Órgão Especial do Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG) aprova nesta quinta-feira (9/4), a revisão geral dos vencimentos dos servidores (data-base 2014). O índice ficou estabelecido em 6%.
Recentemente, o TJMG solicitou aos Sindicatos que se manifestassem sobre a concessão da revisão em um índice de 5.93%. Em resposta, os sindicatos Serjusmig e Sinjus propuseram 6%, correspondentes a: 5,93% do IPCA, estimado para o período de maio do ano anterior a abril deste ano, somados aos a 0,07%%, a título de complemento referente à diferença ocorrida na data-base de 2013. A Comissão Salarial do TJMG indeferiu o pedido dos sindicatos e o processo seguiu, então, para o Órgão Especial.
Na tarde de 9 de abril, representantes dos dois sindicatos, antes de o projeto entrar em votação no Órgão Especial, conversaram com o presidente do TJMG, Joaquim Herculano Rodrigues, e argumentaram sobre a necessidade de tal correção, pois, conforme divulgação, o índice do IPCA não ficará mais nos 5,93%, podendo chegar até a 6,29%.
Portanto, ainda que a Comissão Salarial tenha sido contrária a conceder os 0,07% de resíduo da data-base 2013 e emitido parecer no sentido da concessão de 5.93%, esta nova informação (divulgação da previsão do índice do IPCA) precisava ser levada em conta pelo Órgão Especial, até como forma de evitar perdas salariais acumuladas.
Durante a sessão, o presidente encaminhou favoravelmente ao pleito dos e, por unanimidade, os desembargadores seguiram sua orientação e aprovaram a concessão da revisão-geral salarial em 6%. (informações do Serjusmig)