SERVIDORES E TRABALHADORES DO RGPS DEFINEM MOBILIZAÇÃO CONJUNTA

Servidores públicos que integram a Frente Nacional em Defesa da Proposta de Emenda Constitucional (PEC) 555/2006 e aposentados e pensionistas da iniciativa privada que querem a aprovação do PL 4.434/2008, definiram no dia 16 de julho a agenda de mobilizações conjuntas pela aprovação das matérias, antes das eleições. A PEC extingue a contribuição previdenciária de servidores inativos e o PL recupera o valor dos benefícios do INSS com base no número de salários mínimos da época em que eles foram concedidos.

O primeiro ato está previsto para ocorrer no Rio de Janeiro, no dia 16 de agosto, das 10 às 18 horas, no Clube Municipal, na Tijuca. As entidades organizadoras do evento, a exemplo do Movimento dos Servidores Aposentados e Pensionistas (Mosap) e da Confederação dos Aposentados e Pensionistas do Brasil (Cobap), esperam reunir três mil aposentados e pensionistas na manifestação, que contará com a participação de parlamentares federais do Rio de Janeiro e do senador Paulo Paim (PT/RS).

O grupo também vai promover mobilizações em Porto Alegre (RS), no dia 21 de agosto; em São Paulo, no dia 28 de agosto, e em Natal (RN), no dia 19 de setembro. Em São Paulo a manifestação poderá ocorrer em São Bernardo do Campo. Os espaços onde irão ocorrer as demais manifestações serão divulgados posteriormente.

Em Brasília, os manifestantes pretendem reunir aposentados e pensionistas de todo o país na primeira semana de setembro, quando ocorre a semana de esforço concentrado no Congresso Nacional.

DIVULGAÇÃO — Entre as estratégias de divulgação do Movimento estão a confecção de uma edição extra do jornal “A Voz dos Aposentados e Pensionistas”, com tiragem de 100 mil exemplares. O jornal será distribuído em todos os Estados e vai trazer matérias e artigos com informações sobre as injustiças praticadas contra aposentados e pensionistas, que devem ser reparadas com a aprovação da PEC e do projeto de lei.

Além disso, vai incentivar o voto dos idosos, com mais de 70 anos, nas próximas eleições. A campanha será para que eles exerçam seu direito e votem em candidatos que defendam os direitos das pessoas idosas no Brasil. De acordo com os dirigentes do movimento, na eleição passada o somatório de votos nulos, brancos e de abstenções passaram dos 36 milhões. Este universo conta com uma grande maioria de idosos que, se votarem, podem mudar os rumos das eleições no país.

O Movimento em Defesa dos Aposentados e Pensionistas também vai confeccionar outdoors, promover publicidade nos meios de comunicação, como rádio e TV, criar uma página no facebook e utilizar outras mídias sociais, como o twitter, para se comunicar com a sociedade. (com informações do Sinait)