Servidores fazem protesto no Centro do Rio

Funcionários da Cedae fazem novo ato contra a venda da companhia e recolhem assinaturas para fazer abaixo-assinado que será entregue ao Ministério Público.

Servidores da Companhia Estadual de Águas e Esgotos (Cedae) e representantes do Sindicato de Saneamento e Meio Ambiente (SintSama) do Rio de Janeiro realizam um ato, na manhã desta quarta-feira (22), em frente ao Ministério Público.
Segundo João Xavier, diretor financeiro do Sindicato, os manifestantes trouxeram 10 mil assinaturas de abaixo-assinado para pedir que o MP interfira contra a venda da Companhia.
“É pra envolver o Ministério Público estadual e, posteriormente, federal, nessa discussão da venda da Cedae porque até então não houve uma opinião do Ministério Público sobre essa criminosa venda. Vários deputados, em conjunto, assinaram um projeto de lei pedindo o plebiscito da empresa com relação a colocar em votação e perguntar ao povo se concorda ou não com a venda da Cedae”, disse João Xavier. Policiais militares do Batalhão de Choque acompanhavam o ato.
Venda aprovada na Alerj
O projeto de lei que autoriza a privatização da Cedae foi aprovado pelo plenário da Assembleia Legislativa (Alerj) no dia 20 do mês passado. Foram 41 votos a favor e 28 contrários à proposta.
O texto aprovado permite a venda da empresa como contrapartida para viabilizar um empréstimo da União para o estado de R$ 3,5 bilhões. Mas pra que o acordo comece a valer e o dinheiro chegue aos cofres públicos, ainda será preciso que o Congresso Nacional aprove mudanças na Lei de Responsabilidade Fiscal.
A medida é tratada pelo governo do RJ como prioritária para conseguir resolver a crise financeira que afeta o estado e tem comprometido o pagamento dos servidores e de fornecedores.

FONTE: http://g1.globo.com/rio-de-janeiro/noticia/servidores-fazem-protesto-no-centro-do-rio.ghtml