SERVIDORES FEDERAIS EM GREVE TERÃO METADE DE VALOR DESCONTADO DEVOLVIDO

O Ministério do Planejamento paga, na próxima quarta-feira (12/9), a metade do valor que foi descontado em agosto dos 12 mil servidores federais em greve. O desconto foi autorizado pelo Supremo Tribunal Federal (STF) durante a paralisação de 80 mil servidores que durou três meses.

Os funcionários lotados no Rio de Janeiro foram os mais afetados pela punição, pois 40% dos servidores que tiveram o ponto cortado estão concentrados no estado. A outra metade do desconto será devolvida quando as categorias que cruzaram os braços apresentarem os planos de reposição dos dias perdidos.

A intenção da Condsef, que representa 26 classes do funcionalismo federal, é entregar o quanto antes os planos para que o acerto seja efetuado ainda este mês. De acordo com o Boletim Estatístico de Pessoal, do total de 265.219 servidores federais no Estado do Rio, 102.253 são ativos, 92.459 são aposentados e outros 70.507 são pensionistas.

Das categorias que rejeitaram a proposta de aumento do governo federal, de até 15,8% entre 2013 e 2015, Incra e Polícia Federal permanecem com as atividades paralisadas, mantendo 30% dos serviços básicos. As agências reguladoras também não aceitaram o acordo, mas optaram por voltar ao trabalho.

Na última quarta-feira (5), a Justiça Federal do Rio impediu que o governo corte o ponto dos policiais federais que atuam no estado. O magistrado entendeu que a categoria tem respeitado os preceitos legais de paralisação. (informações do jornal O Dia)