Sindjustiça-RJ promove assembleias remotas a partir de sábado (20) para votar greve a favor da vida

ATUALIZAÇÃO: ATENÇÃO! ALGUMAS DATAS FORAM ALTERADAS, CONFIRA NESSE LINK A INFORMAÇÃO ATUALIZADA: https://sindjustica.org.br/algumas-assembleias-online-mudarao-de-datas-fique-atento/

O Sindjustiça-RJ promove, do próximo sábado (20) até quinta-feira (25), uma rodada de assembleias locais extraordinárias remotas para deliberar sobre o início de uma greve de trabalho presencial a partir do dia 29 de junho.

O resultado dessas assembleias locais será somado, como determina o estatuto. Confira no final desse texto as datas e os horários de cada comarca. Fique atento!

Devido às restrições de aglomerações por causa pandemia da Covid-19, as assembleias serão feitas por videoconferência. Para participar com direito a voz e voto, o serventuário precisará preencher um formulário para poder receber o link de sua respectiva assembleia, condição imprescindível para garantir o acesso à assembleia virtual.

Como as negociações com a Administração sobre a manutenção do teletrabalho para evitar a exposição desnecessária e o contágio dos servidores por Covid-19 não avançaram, não restou outra alternativa à categoria a não ser a discussão sobre o início de uma greve, cujo objetivo é preservar a saúde e a vida dos serventuários.

O Ato Normativo Conjunto 25, que estabeleceu as regras para a retomada das atividades presenciais do Judiciário fluminense, foi feito, inclusive, à revelia da entidade sindical, que só tomou conhecimento do seu teor após a publicação, e sem considerar a indicação de que qualquer retorno só poderia ocorrer após 14 dias de curva descendente de infecção e mortes, conforme critérios científicos indicados por entidades renomadas, como a Fiocruz.

Durante a paralisação, as atividades laborais permaneceriam, mas não seriam presenciais. Seria mantido o teletrabalho.

Caso aprovada a greve, o Sindjustiça-RJ promoverá novas assembleias, pela manutenção ou suspensão da situação, levando em conta a situação epidemiológica do estado.

É MUITO IMPORTANTE que todos acessem o link do formulário de credenciamento para que o sindicato possa identificar e separar por comarca todas as pessoas que desejam participar da assembleia.