VOTAÇÃO DO PROJETO QUE PRIVATIZA EDUCAÇÃO E SAÚDE DO RIO SERÁ NESTA QUARTA, DIA 29

O projeto de lei que trata da criação das organizações sociais no município do Rio será votado nesta quarta-feira, dia 29 de abril, na Câmara de Vereadores. Os profissionais da educação pública fazem greve de 24 horas no mesmo dia e acompanharam a votação do projeto e das emendas propostas por vereadores da oposição.

O projeto, de autoria do prefeito Eduardo Paes, propõe a entrega de setores da administração municipal, como Educação, Saúde, Cultura, Meio Ambiente, entre outros, para que os mesmos sejam administrados por Organizações Sociais (OS) — uma nova designação para as desgastadas ONG’s.

Diante da reação de setores da sociedade civil à proposta original, um texto substitutivo foi apresentado por vereadores de oposição. Ele retira a Saúde e a Educação, entre outros setores do projeto, acusado de abrir as portas dos setores sociais do município para a privatização. Mas há a possibilidade de que uma nova proposta, elaborada pela Prefeitura, pode ser apresentada.