Filiado à FENAJUD, DIEESE e DIAP
Sindicato dos Servidores
do Poder Judiciário do Rio de Janeiro
Notícias Sindicais

24 DE JANEIRO, DIA NACIONAL DO APOSENTADO

Hoje, dia 24 de janeiro, é o Dia Nacional do Aposentado. A data foi instituída pela Lei 6.926, de 30 de junho de 1981, pelo então deputado Benedito Marcílio. Neste mesmo dia é comemorado o Dia da Previdência Social, que teve seu marco inicial em 24 de janeiro de 1923, quando houve a assinatura da lei Eloy Chaves.

A lei criou a caixa de aposentadorias e pensões para os empregados de todas as empresas privadas de estrada de ferro do País, base do Instituto Nacional de Previdência Social (INPS) e atualmente o conhecido Instituto Nacional do Seguro Social (INSS).

Até 1923, apenas os funcionários do governo federal tinham direito à aposentadoria. Antes desta assinatura, houve fatos importantes, mas muito pontuais, como o primeiro ato que concedeu o direito a aposentadoria, mas somente aos empregados do Correio, no dia 23 de março de 1888.

Os aposentados, entretanto, não têm muito que comemorar. Pessoas que trabalharam a vida toda muitas vezes não são valorizadas pela sociedade, e muitas vezes não recebem o respeito devido. Mas, se formos justos, iremos lembrá-los diariamente, respeitando-os e ajudando-os.

Compartilhe