Filiado à FENAJUD, DIEESE e DIAP
Sindicato dos Servidores
do Poder Judiciário do Rio de Janeiro
Notícias Sindicais

Solidariedade

CARAVANA DA CSP-CONLUTAS CHEGA A NOVA FRIBURGO

Uma caravana organizada pela CSP-Conlutas distribuiu os donativos para a população de Nova Friburgo nesta quinta-feira (20). A ação fez parte da campanha de solidariedade às vitimas das enchentes da Região Serrana do Rio de Janeiro.

Um caminhão foi cedido por representantes da “comunidade do metrô”, ocupação que fica próximo ao estádio Maracanã, que vem sofrendo ameaça de despejo. Além disso, uma caravana com mais de oito carros com representações do Sind-Justiça, Sindsprev, Sepe, MTL, Comerciário de Nova Iguaçu e Região, Anel, entre outras organizações e entidades, ajudaram na distribuição dos donativos.

Cerca de oito toneladas de alimentos foram arrecadados. O membro da Secretaria Executiva Nacional da CSP-Conlutas e diretor do Sindsprev/RJ, Manuel Crispim, informou que foram distribuídas inicialmente cerca de 230 cestas básicas e mil litros de água, além de produtos de limpeza e higiene pessoal. O restante dos alimentos foi estocado num local cedido pelo Sindicato dos Metalúrgicos de Nova Friburgo e será distribuído no próximo domingo, dia 23.

Os moradores foram alertados sobre a farsa dos governantes que, mais uma vez, tentam responsabilizar a população e a natureza por esta tragédia. “Dialogamos com a comunidade e fizemos o trabalho de panfletagem criticando a política do estado e denunciando sua omissão diante da tragédia. Houve uma aceitação muito boa por parte da população. Nós precisamos acompanhar de perto se realmente haverá a reconstrução e acelerar este processo”, ressaltou Crispim.

O membro da Secretaria Executiva Estadual da CSP-Conlutas/RJ, Cyro Garcia, disse que teve que pedir mais exemplares do panfleto para distribuir entre os moradores. “Assim como denunciava o panfleto, os moradores sabem que os verdadeiros responsáveis não são eles, e sim os governantes”, informou, acrescentando que o papel daquela caravana foi de conscientizar ainda mais a população sobre esta questão, para que assim se organizem em defesa de seus direitos.

A campanha de solidariedade classista às vitimas das enchentes no Rio de Janeiro continuará e se expandirá para outros bairros da Região Serrana, garantindo efetivamente que os donativos cheguem ao seu destino. Além disso, a CSP-Conlutas coloca-se inteiramente a disposição da luta e da organização desses trabalhadores e trabalhadoras.

No próximo final de semana outro comboio com mais donativos será enviado para população de Nova Friburgo e demais regiões atingidas. Desta vez, já com a ajuda das organizações de diversas regiões do país que integram nossa campanha. (informações da CSP-Conlutas)

Compartilhe