Filiado à FENAJUD, DIEESE e DIAP
Sindicato dos Servidores
do Poder Judiciário do Rio de Janeiro
Notícias Sindicais

ATÉ ABRIL, GOVERNO DO ESTADO PRETENDE INFORMATIZAR SISTEMA DE CONCESSÃO PARA FACILITAR REPASSE DA APOSENTADORIA

O governo do estado quer acelerar a liberação de aposentadorias a seus servidores públicos. A expectativa é ter o novo método em março ou abril. O procedimento ficará mais rápido graças à informatização do sistema, que, de acordo com o secretário estadual de Planejamento, Sérgio Ruy Barbosa, hoje é totalmente feito em papel. Ele, no entanto, não quis especificar em quanto tempo o benefício passaria a ser concedido após a mudança.

— A aposentadoria é um pouco diferente da pensão, já que, em alguns casos, o servidor precisa comprovar o tempo de serviço na iniciativa privada ou em outras esferas da administração pública — explicou.

O sistema já está em fase de testes. Mesmo após a implantação, o pedido de aposentadoria vai continuar sendo feito de maneira descentralizada, nos setores de pessoal de cada órgão, o que vai contribuir para agilizar as liberações dos benefícios.

Para pedir a aposentadoria, o servidor tem que reunir os seguintes documentos: contracheque, portaria ou ato oficial que determinou a posse do funcionário, cópias de identidade, CPF e certidões de tempo de serviço, caso tenha trabalhado na iniciativa privada ou em outras áreas do serviço público antes de ingressar no estado. O servidor da Secretaria estadual de Educação deve somar o tempo de serviço nas escolas em que esteve lotado. (informações do Extra)

Compartilhe