ATO NO RIO EM DEFESA DA DEFENSORIA PÚBLICA

No dia 12 de maio, às 10h, haverá um ato público no Centro do Rio em defesa de uma Defensoria realmente pública. A manifestação será na sede do órgão, que fica na Avenida Marechal Câmara, 314. O ato está sendo organizado após várias medidas do governo estadual contra o Núcleo de Terras e Habitação da Defensoria (NUTH).

ENTENDA A CRISE — Na manhã do dia 29 de abril, a sala de atendimento aos moradores de comunidades foi lacrada. Estagiários e defensores foram impedidos de entrar na própria sala. Isso ocorreu por ordem da atual administração da Defensoria Pública, contrária ao comprometimento que os defensores têm mostrado nos últimos anos com as reivindicações dos cidadãos cariocas oprimidos pelo Estado em suas comunidades. Recentemente a atuação dos defensores foi reconhecida pela Comissão de Direitos Humanos da Alerj, que outorgou ao NUTH a Medalha Tiradentes por seu trabalho junto à população.

Em carta à população, os Defensores informam a saída do Núcleo de Terras por não compactuarem com a atual diretriz imposta pela Administração Superior. Eles reafirmam, contudo, a importância da Defensoria para garantir o acesso à justiça da população carente, promover o respeito aos direitos humanos e contribuir para a consolidação da democracia. (informações do Núcleo Piratininga de Comunicação)