Filiado à FENAJUD, DIEESE e DIAP
Sindicato dos Servidores
do Poder Judiciário do Rio de Janeiro
Notícias Sindicais

Bisneta da Lava Jato mostra multiplicação de desdobramentos

Investigadores da Lava Jato já previam há algum tempo que a operação veria a multiplicação mais acelerada dos seus desdobramentos pelo país afora.

Nesta quarta-feira (29), a Operação “O Quinto do Ouro” comprova essa previsão se analisada rapidamente a sua genealogia: a Lava Jato gerou a Calicute, de onde nasceu meses depois a Descontrole.

Agora, da Descontrole, deflagrada em dezembro do ano passado – ou seja, há apenas três meses –, surge justamente o desdobramento O Quinto do Ouro, bisneta, digamos assim, da Lava Jato.

No balanço de três anos da Lava Jato, o blog mostrou que a Operação da Polícia Federal e do Ministério Público, iniciada em março de 2014, continuará a crescer, espalhando-se por outros estados e instâncias da Justiça.

Também lembrou que alguns desdobramentos começaram a se transformar em operações em si, ganhando corpo próprio e avançando em outras ramificações do esquema de corrupção existente na Petrobras.

Segundo investigadores, um dos principais motivos para esta multiplicação de desdobramentos é o instituto da delação premiada e a força das investigações da PF e do MPF em torno dele.

O Quinto do Ouro nasceu da colaboração de Jonas Lopes, ex-presidente do Tribunal de Contas do Rio de Janeiro (TCE-RJ), que assinou acordo com a procuradoria geral da República após a Descontrole.

Através de suas informações, a Justiça autorizou a prisão temporária de cinco dos sete membros do TCE-RJ, além de determinar a condução coercitiva de Jorge Picciani, presidente da Alerj.

Por sua vez, Jonas Lopes foi alvo de delação premiada de executivos da Andrade Gutierrez no âmbito da Calicute, que investiga supostos pagamentos paralelos em grandes obras do governo do Rio de Janeiro.

Delatores da Lava Jato também alimentaram dados da Calicute. Puxando o fio deste novelo que a Operação O Quinto do Ouro transformou-se no desdobramento do desdobramento do desdobramento da Lava Jato.

Quarta-feira, 29/03/2017, às 09:29, por Matheus Leitão

FONTE: http://g1.globo.com/politica/blog/matheus-leitao/post/bisneta-da-lava-jato-mostra-multiplicacao-de-desdobramentos.html

Compartilhe