BRASIL GASTA R$ 69 BILHÕES POR ANO COM CORRUPÇÃO

O custo da corrupção no Brasil é estimado entre R$ 41 bilhões e R$ 69 bilhões por ano, o que corresponde a aproximadamente 2,5% do Produto Interno Bruto (PIB) do país. É o que revelou um estudo da Fundação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp), divulgado no dia 13 de maio.

Para se ter uma ideia, se esses valores fossem investidos em educação, o número de matrículas do ensino fundamental saltaria para 51 milhões, um aumento de 47%, que beneficiaria 16 milhões de estudantes. E mais: o controle dos gastos com corrupção faria quase dobrar o número de leitos nos hospitais. Atualmente, a rede pública de saúde dispõe de aproximadamente 370 mil leitos. Poderiam ser construídas, ainda, cerca de três milhões de moradias.

O ranking elaborado pela ONG Transparência Internacional mapeia a corrupção em 180 países. O Brasil ocupa a 75ª colocação. De acordo com a classificação, recebe nota dez o país com menores índices de corrupção. O Brasil obteve nota 3,7, com desempenho inferior à média mundial, que é de quatro pontos. (informações da Radioagência NP)