Campeonato de sinuca do Sind-Justiça vem aí!

O Departamento de Cultura, Esportes e Lazer do Sindicato promove, de 13 a 24 de agosto, o seu 2º campeonato de sinuca. O evento acontecerá na própria sede da entidade, em dois horários: às 12 e às 18h30.

A disputa será individual, com os competidores se enfrentando na “melhor de três”. O árbitro será sorteado no início de cada partida. Troféus serão distribuídos para os três melhores jogadores. A melhor tacada fatura uma medalha.

As inscrições podem ser feitas de 10 de julho a 3 de agosto, junto ao próprio departamento, mediante pagamento de uma taxa de R$ 3. Mais informações pelos telefones (21) 3528-1224, 3528-1225 ou 3528-1226.

História da sinuca

Segundo a Confederação Brasileira de Bilhar e Sinuca, o jogo provavelmente começou sua história em 1875 na cidade de Jubbulpore, na Índia. A Inglaterra dominava o país e, naqueles dias, os oficiais ingleses passavam muitas horas em volta de uma mesa de bilhar.

Um oficial subalterno, buscando novas motivações, começou a fazer experimentações com as regras do bilhar. Daí vários jogos foram inventados, criando as caçapas e envolvendo mais que as tradicionais três bolas de bilhar, surgindo assim diversas e novas modalidades.

As variações agradaram aos jogadores e várias outras bolas coloridas foram adicionadas, chegando então na forma básica do jogo atualmente praticado. A partir de 1880 o mundo passou a considerar a Inglaterra como inventora dessa nova modalidade desportiva. A sinuca evoluiu, elitizando-se em alguns países e se popularizando em outros.