A escolha do Brasil como sede da Copa do Mundo em 2014 e dos Jogos Olímpicos em 2016 foi amplamente comemorada. Entretanto, muitos problemas relacionados à forma como está sendo feita a preparação para estes megaeventos esportivos já estão aparecendo em diversas cidades brasileiras.
São obras aprovadas sem licitação; ameaças de despejos de milhares de famílias; transferência de grande quantia de recursos públicos para pequenos grupos privados; intervenções realizadas na cidade que ferem as leis de planejamento urbano e proteção ambiental; extrema falta de transparência; e nenhuma participação do conjunto da população nas decisões tomadas em nome dos jogos.
A revista Caros Amigos preparou um especial sobre o tema, com entrevistas para a página e uma reportagem para a edição impressa de janeiro. Foram ouvidos especialistas da área de planejamento urbano como Raquel Rolnik, relatora da ONU para o direito à moradia adequada; Carlos Vainer, professor do IPPUR/UFRJ; e o vereador Eliomar Coelho, que traz depoimentos da remoção de famílias em dezenas de comunidades do Rio. (informações do Núcleo Piratininga de Comunicação – NPC)