CENÁRIOS DO BC APONTAM PARA ALTA DA INFLAÇÃO EM 2011

Os riscos de inflação nos cenários prospectivos aumentaram, avaliou hoje (22) o diretor de Política Econômica do Banco Central (BC), Carlos Hamilton Araújo, ao divulgar o Relatório Trimestral de Inflação. Segundo o diretor, o risco externo vem do aumento dos preços das commodities (produtos básicos com cotação internacional).

No mercado interno, há “descompasso entre as taxas de crescimento da demanda doméstica e da oferta, baixa ociosidade dos fatores de produção e os aumentos recentes de preços no atacado, como fator de risco para a inflação ao consumidor”.

O diretor acrescentou que, na ata da última reunião do Comitê de Política Monetária (Copom) do BC, ocorrida este mês, já havia a preocupação com o aumento da inflação. “Entendo que as pessoas que estão lendo os documentos podem ter interpretações distintas, mas na ata já chamamos a atenção para os riscos que se apresentaram nos cenários prospectivos”, disse o diretor. (informações da Agência Brasil)