Líder em processos contra magistrados, o Piauí encaminhou esta semana 178 ações disciplinares ao Conselho Nacional de Justiça. Segundo o Tribunal Justiça do Piauí, os processos estavam sem julgamento na Corregedoria Nacional de Justiça, por causa de problemas de estrutura e funcional do órgão.
A maioria das ações enviadas pelo corregedor geral, o desembargador Francisco Antônio Paes Landim ao Conselho estão relacionadas às gestões do próprio TJ-PI. Além dos juízes, as reclamações registradas referem-se também aos servidores e donos de cartórios no Piauí.
Desde que foi implantado o sistema eletrônico do CNJ, em novembro, vem crescendo o número de denúncias contra integrantes do Poder Judiciário de todo o país. No último levantamento do Conselho, foram registrados 693 processos, sendo 211 do Tribunal de Justiça do Piauí, o que dava o primeiro lugar ao estado. O segundo lugar do ranking ficou com o estado de São Paulo, com 134 processos movidos contra magistrados, e em terceiro lugar está o Amazonas, com 59. Já Mato Grosso do Sul foi o único há não registrar nenhum processo disciplinar movido contra magistrados. (informações do G1)