CNJ PROMETE ACABAR COM A FARRA DOS CARTÓRIOS MILIONÁRIOS

O Conselho Nacional de Justiça (CNJ) está se preparando para acabar com a farra dos cartórios milionários. Não é difícil encontrar, inclusive no Rio, cartórios que faturam mais de R$ 800 mil por mês.

O CNJ quer descentralizar a atividade e regular o mercado. Entende que o faturamento de cada cartório deve girar em torno de R$ 40 mil mensais. A abertura de novas unidades também geraria mais empregos, agilizaria processos e aumentaria a concorrência, provocando uma diminuição nas taxas cobradas.

O Conselho também vai criar resolução estabelecendo que todos os titulares de cartórios não-concursados saiam do cargo. No Rio, dos cerca de 400 cartórios existentes, mais de 50 têm titulares sem concurso público.

No Congresso há uma proposta do deputado João Campos (PSDB-GO) que estabelece o fim do concurso público.

Fonte: O Dia