Conselho de Delegados Sindicais tem atividade formativa e articulação de luta pelos direitos da categoria

O 3º Conselho de Delegados Sindicais foi realizado no auditório do Sindjustiça-RJ, na manhã do dia 4 de agosto, e definiu questões estratégicas para a luta da categoria. Os presentes também participaram de uma atividade formativa com o Núcleo Piratininga de Comunicação (NPC).

O encontro contou com a presença de aproximadamente 50 delegados sindicais, representando várias comarcas do estado, e a diretoria do sindicato. Na ocasião, foram realizadas discussões sobre as negociações pela derrubada do veto à reposição salarial de 5% e revogação da liminar do Supremo Tribunal Federal (STF) que estabeleceu a alíquota de contribuição previdenciária em 14%. O grupo também debateu o julgamento do Incidente de Resolução de Demandas Repetitivas (IRDR) dos escrivães aposentados.

Os encaminhamentos para resolução dessas questões incluíram o planejamento de atos em vários municípios do Rio de Janeiro e o apoio do Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (Dieese) na campanha salarial, que envolve o reajuste de 5% e a luta por abonos para os aposentados.

Encontro teve denúncias

Os delegados sindicais aproveitaram a oportunidade para fazer denúncias graves. Em um claro prosseguimento dos atos de precarização do Poder Judiciário, os quadros de servidores de vários setores e órgãos do estado estão sendo abarrotados de estagiários e terceirizados. Essa dinâmica está causando problemas sérios, envolvendo principalmente a atribuição de tarefas e as metas de atendimento estabelecidas para esses funcionários pelo Tribunal de Justiça.

A diretoria do sindicato irá formalizar todas as denúncias feitas na reunião, levando os casos às últimas instâncias, se necessário. O sucateamento das condições de trabalho dos servidores não será tolerado em hipótese alguma!

Atividade formativa e apresentação do coral animaram delegados sindicais

Durante a tarde, os delegados sindicais participaram de uma atividade formativa ministrada pela coordenadora do NPC, Claudia Santiago Gianotti, referência na luta por mudanças sociais no Rio de Janeiro. O principal tema da conversa foi o resgate histórico da luta da classe trabalhadora por direitos no Brasil, com ênfase no papel da mídia tradicional e da mídia alternativa nesse processo ao longo dos anos.

A programação foi finalizada com uma bela apresentação do coral A Voz da Luta, grupo musical do sindicato, que emocionou os presentes.

Para o diretor-geral do Sindjustiça-RJ, Tony Vieitas, o encontro teve discussões importantes que definiram os próximos passos da luta por direitos da categoria.

“Nesse momento de diálogo com os delegados sindicais podemos ter uma visão mais precisa dos problemas enfrentados pelos serventuários em cada local de trabalho. Isso nos dá embasamento para a construção de nossas estratégias. Definimos rumos para as ações dos próximos meses em todo o estado”, afirmou Tony.

Minuto de silêncio

Os delegados sindicais e diretores da entidade também relembraram os colegas Josias Gomes da Silva e Roberto José Machado – este último ex-integrante da diretoria — que faleceram em 25 de julho e 1º de agosto, respectivamente. Ambos foram homenageados pelos presentes com um minuto de silêncio.

Clique aqui e confira a galeria de fotos!

Fonte: Sindjustiça-RJ